Pará de Minas ganhará um cemitério e crematório para pets. O empreendimento, que recebeu o nome de Memorial Bosque das Flores, está sendo viabilizado pelo Shopping Pet em parceria com a Cuidar Assistência, e deve ser inaugurado ainda em 2024.
O Memorial Bosque das Flores será construído na saída do bairro Dona Flor, próximo ao Caracol. Ele será no modelo cemitério parque e terá capacidade para 1.700 sepultamentos em nove meses e cremação de 4 a 6 animais por dia. O espaço também terá um velório para que os tutores possam ter um momento de despedida junto aos seus pets.
Este será o primeiro cemitério e crematório para pets em Pará de Minas. Ele foi pensado para oferecer um sepultamento mais digno aos animais e um acolhimento aos tutores num momento de luto. “Cada um sente o luto de uma forma, então a gente vê que as pessoas, quando elas perdem um pet, o tanto que tem de sofrimento. Hoje existem psicólogos que tratam de pessoas que perderam seu pet e seu cat”, disse Janaina Lopes Medina, sócia-proprietária da Cuidar Assistência.
Atualmente, quando o animal morre, o corpo dele é descartado no Aterro Sanitário, na BR-352. Como o poder público não faz o recolhimento de animais domésticos, os tutores precisam recorrer às clínicas veterinárias que fazem essa destinação até o aterro. O valor do serviço é a partir de R$ 70,00. Muitas pessoas, porém, acabam optando pelo descarte ilegal, em lotes vagos e beiras de rodovias.
“O Memorial Bosque das Flores é bom, não só para o pet em si, mas para a cidade, para acabar com a contaminação do solo e doenças zoonoses que são transmitidas para as pessoas. Eu estou vendo de forma muito positiva”, ressaltou Robert Franco, sócio-proprietário do Shopping Pet.
Foto: divulgação/Cuidar Assistência
O Memorial Bosque das Flores está em processo de licenciamento ambiental. Como não há uma legislação municipal que trata sobre esse tipo de empreendimento, apenas cemitérios para humanos, o memorial seguirá as normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).
“As exigências que nos foram feitas foram as mesmas feitas para um cemitério humano. Então, eles preocuparam com o quê? Distância de nascentes, questão de profundidade para tratamento de subsolo. Toda essa logística foi desenvolvida pela empresa e já foi apresentara ao Meio Ambiente, atendendo às recomendações. Então não haverá contaminação do solo, não haverá contaminação de nascentes”, informou Antônio Lemos, sócio-proprietário do Shopping Pet.
O projeto de arquitetura já recebeu o aval da Prefeitura de Pará de Minas. Já o licenciamento ambiental está em fase final, e Antônio Lemos acredita que o empreendimento possa entrar em operação em até quatro meses.
Foto: divulgação/Cuidar Assistência
Com experiência de 55 anos no mercado funerário, a Cuidar Assistência lançará o Plano Pet para tutores que queiram sepultar os animais no Memorial Bosque das Flores. Serão três opções de plano:
Os valores e formas de pagamento ainda serão divulgados.
Foto: divulgação/Cuidar Assistência
Além dos tutores, o Plano Cuidar Pet também visa as prefeituras da região. Através de convênio, os municípios poderão destinar ao cemitério os corpos de animais mortos em vias públicas. “Um plano feito com prefeituras da região justamente para poder estar recolhendo esses animais que são vítimas de atropelamento ou morrem de causas naturais ou por doenças infectocontagiosas”, disse Antônio Lemos.
“Então, a gente tendo esse convênio, as cidades que forem conveniadas vão estar, também, nas valas comuns, sendo contempladas para que esses animais tenham descarte correto”, completou o empresário.
Para marcar o lançamento do Memorial Bosque das Flores, a Cuidar e o Shopping Pet promoverão, no dia 23 de junho, uma Cãominhada, no Parque do Bariri, às 9h.
Mais do que divulgar o novo empreendimento, os organizadores querem proporcionar uma manhã de socialização entre animais e tutores. A inscrição custa R$ 20,00, e a pessoa ainda receberá uma camisa da Cãominhada. Todo valor arrecadado será destinado para as ONGs do Rio Grande do Sul, que ajudam diariamente as vítimas das recentes enchentes que atingiram o estado.
A inscrição deve ser feita até o dia 20 de junho, clicando AQUI.
Foto: divulgação/Cuidar Assistência
Mín. 12° Máx. 25°