Pará de Minas foi confirmada como sede da etapa final dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) em 2025.
O anúncio oficial foi feito pelo Governo de Minas nessa semana, e a expectativa é que o evento injete cerca de R$ 2 milhões na economia local.
A etapa estadual acontecerá entre os dias 4 e 10 de agosto e deve reunir aproximadamente 4 mil estudantes-atletas de 220 municípios mineiros. Ao todo, são esperadas cerca de 7 mil pessoas na cidade, entre atletas, comissões técnicas, árbitros e visitantes.
As competições ocorrerão em 16 quadras poliesportivas espalhadas pela cidade — tanto na região central quanto em bairros diversos — ativando o turismo esportivo e movimentando setores como comércio, hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes e transporte por aplicativo.
Segundo o prefeito Inácio Franco, a prefeitura já está se preparando para receber o público a fim de atender não apenas as demandas esportivas, mas qualquer necessidade que surgir ao longo do evento.
“Toda a estrutura da prefeitura estará voltada para esses jogos estudantis, para o JEMG. Então, esperamos que a Secretaria de Educação, as escolas, acolham esses alunos. Isso leva o nome de Pará de Minas para todo o estado de Minas Gerais e para o país. Pará de Minas está de portas abertas para receber todo esse pessoal”, disse o prefeito.
“Imagine 200 ônibus rodando a mais em Pará de Minas em quatro dias? Imagina no comércio? São 16 locais de jogos. O trânsito vai ser impactado. Os locais no entorno de padaria, lanchonete, sorveteria, restaurantes, são todos impactados ali de forma positiva, porque vai trazer, vai pulverizar dinheiro na cidade. Então, não é só o jogar por jogar, também traz a divisa para o município. Isso fomenta o comércio, que é uma das funções da prefeitura. Fazer com que eu invista no esporte para que a cidade ganhe com isso”, destacou o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale.
“Vai ser o maior evento da história do esporte de Pará de Minas. (...) A ideia é ficar na semana, cerca de 2 milhões e meio a 3 milhões de reais”, completou Francisdale.
O JEMG é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).
A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).
Para a superintendente da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pará de Minas, Tânia Morato, mais do que uma competição, os Jogos Escolares funcionam como uma ferramenta educativa que valoriza a prática esportiva escolar, estimula a cidadania e ajuda a combater a evasão escolar.
“O JEMG é um facilitador para essa convivência entre os alunos, o respeito, os limites até onde o aluno pode ir, e isso interfere diretamente dentro da sala de aula, porque é um trabalho fora, mas que interfere no relacionamento com outros professores, com outros conteúdos, principalmente, o saber até onde ele pode ir e respeitar tantos professores quanto os colegas”, afirmou Tânia.
Pelo calendário letivo, a volta das férias escolas dos alunos nas escolas estaduais acontecerá no dia 4 de agosto, justamente quando começa o JEMG.
Por isso, segundo Tânia, o retorno dos alunos em Pará de Minas será na segunda semana de agosto.
“As aulas estarão suspensas para dar o acolhimento a esses alunos nas nossas escolas, acredito que em quase todas as escolas serão alojamento, mas os professores terão que trabalhar. E a gente vai contar com esses professores nessa semana do evento para ajudar na organização e para que tudo saia a contento”, informou a superintendente.