Domingo, 13 de Julho de 2025
16°

Tempo nublado

Pará de Minas, MG

Pará de Minas Festival

Festival do Biscoito e Queijo: saiba como será a 1º edição do evento em Pará de Minas

Festival começa neste sábado (5) e busca resgatar memórias afetivas, valorizando o patrimônio imaterial da cidade

03/07/2025 às 07h00 Atualizada em 04/07/2025 às 12h47
Por: Redação Fonte: portaldivera.com
Compartilhe:
Foto: portaldivera.com
Foto: portaldivera.com

Começa neste sábado (5), a primeira edição do Festival do Biscoito e do Queijo.

O evento acontece nos dias 5 e 6 de julho, das 7h às 14h, na praça Torquato de Almeida, no mesmo ambiente em que foi montada a estrutura da Paraliteratura.

A Secretaria Municipal de Cultura busca celebrar o queijo e o ofício das Biscoiteiras, considerado patrimônio imaterial da cidade.

Isabel Faria, secretária de Cultura, reforça a importância do evento na valorização da cultura, patrimônio e gastronomia do município.

“É uma valorização das nossas biscoiteiras, porque aqui na nossa cidade o ofício das biscoiteiras é tombado pelo patrimônio histórico, então é um bem imaterial de Pará de Minas (...), a gente incluiu a produção de queijo, porque a gente sabe que tem uma produção bacana de queijo no município e queremos valorizar isso também”, afirma.

O evento vai receber cerca de 15 barraquinhas, tanto para o ofício dos biscoitos, quanto para a produção de queijo, além de shows e aulas demonstrativas.

“A gente tem a feira gastronômica, falando do queijo e do biscoito, com cafézinho quentinho na hora, a gente tem o artesanato que vem para prestigiar e mostrar a força dessa atividade no município, teremos shows musicais, interferências e a aula show com a Nivaldete que é uma biscoiteira muito conhecida no município”, conta.

Nivaldete, biscoiteira conhecida na cidade, conta que o ofício foi sempre preservado na família, passando de geração para geração, e que sempre gostou de fazer os biscoitos para todos, sem a finalidade comercial. 

“Nunca fiz desse ofício um comércio, eu faço biscoito para todo mundo e nunca cobrei, eu tomei gosto pela coisa e faço biscoito para todo mundo, tudo de graça”, conta.

Ela também reforça a importância de preservar o ofício como parte da cultura do município, para esta e para as próximas gerações.

“Essa tradição tem que ser lembrada todo ano, senão vai acabar, porque o povo novo hoje não quer saber dessas coisas dos mais velhos, então a gente tem que manter essa tradição”, afirma.

O historiador Gustavo de Aguiar Araújo conta que o ofício está presente na região há muitos anos e que é possível observar isso na presença de diversos comércios voltados para a produção de biscoitos e queijos na cidade.

“A gente sabe que é uma prática bastante antiga, é tradicional da nossa região, é tradicionalíssima da nossa cidade e a evolução a gente observa nas biscoiterias que a gente vê, porque são muitas biscoiterias, em todos os bairros eu posso te garantir que tem um uma biscoiteria ou pelo menos uma biscoiteira que faz os biscoitos por encomenda”, conta.

Gustavo convida a população a participar das oficinas de biscoitos que acontecem na cidade e conta que o festival busca incentivar e valorizar os comerciantes, além de fazer com que a população conheça o ofício, as tradições e novas receitas.

“Eu acho super importante, porque é uma forma de incentivar os comerciantes a participarem do evento e também de incentivar as pessoas que queiram, futuramente trabalhar com isso, nós vamos ter a oficina de biscoitos, que vai acontecer na quinta-feira lá na escola de artes, e é uma forma das pessoas aprenderem as receitas, e quem sabe futuramente transformar isso num ganho ou mesmo uma forma prazerosa para poder receber a família, os amigos”, conta.

 

Programação

Confira abaixo a programação do evento:

Sábado (05/07)

07h - Abertura do evento
08h30 - Show com Fábio Meller
10h30 - Aula Show com a Mestra Biscoiteria Nivaldete Ancelma Marinho
11h30 - Show com Gê e Chiquinho

Durante todo o sábado, os professores Renato Santos e Monalisa Amorim, do espaço Gisele Alves, também realizarão intervenções artísticas.

 

Domingo (06/07)

07h - Abertura do evento
09h - Show com Celso e Roger
11h30 - Show com Bell Black

 

Com a ideia de resgatar memórias, Isabel convida toda a população a participar do evento.

“Quem vier no nosso evento vai se sentir em casa, na casa da avó, vai estar resgatando mesmo todas essas memórias afetivas que a gente tem, com relação a tudo isso”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias