Domingo, 13 de Julho de 2025
15°

Tempo nublado

Pará de Minas, MG

Pará de Minas Educação

Alunos da Escola Estadual Manoel Batista são pré-selecionados em programa de estudos internacional

O Passaporte Mineiro do Conhecimento oferece bolsas de estudo em outros países para alunos da rede estadual de ensino médio em tempo integral

01/07/2025 às 10h39
Por: Redação Fonte: portaldivera.com
Compartilhe:
Foto: portaldivera.com
Foto: portaldivera.com

Quatro alunos da Escola Estadual Manoel Batista foram pré-selecionados para o Passaporte Mineiro do Conhecimento.

O programa do Governo de Minas Gerais, em parceria com a Fundação Helena Antipoff, oferece bolsas de estudo em outros países para alunos da rede estadual de ensino médio em tempo integral (EMTI).

As bolsas são integrais e cobrem passagens, hospedagem, documentação, seguro saúde, taxas escolares e ajuda de custo para despesas pessoais.

Entre os pré-requisitos estão: os alunos devem estar no primeiro ano do ensino médio em ensino integral, devem alcançar 70% de aproveitamento em todas as matérias e ter a frequência mínima de 75%.

Enzo Emanuel, Yane Amorim, Laila Magalhães e Emanuelle Cristine Pereira, todos com 15 anos de idade, foram pré-selecionados para o programa.

“Para mim é um sonho participar desse projeto, ser pré-selecionado é uma honra porque entre tantas escolas aqui de Pará de Minas, eu ser um dos únicos a participar. Eu estou ansioso pra sair o resultado, quero muito participar disso, eu nunca saí do Brasil, então seria um sonho pra mim”, conta Enzo.

Com o sonho de conhecer o Canadá e o Japão, Yane comenta suas expectativas com o programa.

“Eu me sinto bem feliz por conseguir essa oportunidade, porque desde pequena eu sempre sonhei em viajar, só que por causa dos meus pais a gente tinha esse problema, então agora me sinto feliz que pelos meus estudos talvez eu tenha essa oportunidade de ir para fora do país para aprender novas culturas e fazer novas amizades”, conta.

 Laila também contou que está animada para o programa e espera estar entre as alunas selecionadas.

“Eu acho muito interessante a oportunidade que foi oferecida e eu estou muito feliz e ansiosa pelo resultado que está por vir e eu realmente espero poder participar e ser uma das selecionadas”, conta.

Fabiana Henriques de Almeida Soares, diretora da escola, conta que todos da instituição “receberam com alegria a notícia, uma vez que é a primeira vez que o município é selecionado pelo programa.

“A escola está imensamente feliz, a nossa superintendência toda, com várias cidades, com 8 escolas que têm o ensino médio em tempo integral, que era um pré-requisito, e os quatro alunos contemplados com essas vagas foram da Escola Manoel Batista”, comenta.

 

Incentivo para outras gerações

Fabiana também comenta a importância do projeto para os alunos que ainda vão ingressar no ensino médio.

“Na reunião de pais, eu já expus essa situação, os pais dos alunos que estão no 9º ano este ano já me procuraram para saber o que eles precisam para participar no próximo ano, já passei para eles, então eu acredito que é um incentivo para os demais”, conta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias