Forças de segurança de Pará de Minas realizaram uma Blitz Educativa, na praça Torquato de Almeida, centro da cidade, em apoio à campanha do Junho Laranja.
A ação tem como objetivo alertar a população e as autoridades sobre os perigos dos acidentes com queimaduras, reforçando traumas físicos e emocionais que esses episódios podem causar.
Todo ano, um tema é escolhido para orientar as ações. Em 2025, o tema é “Marcas no corpo, feridas na alma”, que busca debater sobre os casos de violência contra a mulher em que o agressor utiliza queimaduras como forma de agressão.
A Blitz contou com a atuação de diversos órgãos e foi antecedida por uma reunião estratégica realizada no dia 18 de junho, com o objetivo de alinhar as ações entre as instituições participantes e garantir uma mobilização eficiente e com grande alcance junto à população.
Participaram da ação:
A Sargento Thais Cadete, do Corpo de Bombeiros, orienta a população sobre os principais cuidados que devem tomar em casos de queimaduras.
“A primeira ação é procurar uma torneira, abrir essa torneira e deixar a água potável, corrente, cair sobre a área queimada, o tempo varia de 5 a 20 minutos, e é importante a pessoa perceber que a sensação do ardor diminuiu, além disso é importante essa água potável caindo para diminuir a temperatura e para que a cicatrização seja efetiva”, orienta.
A Sargento ainda reforça a importância de se atentar sobre os diversos mitos a respeito dos métodos que devem ser usados nesse momento.
“Tem vários mitos em relação a queimadura, como passar borra de café, pasta de dente, isso é mito, é proibido, não faça porque pode aumentar a chance de infecção, então a gente orienta a população a tomar essa primeira medida de colocar a queimadura sobre a água potável e depois procurar ajuda médica, principalmente se for em áreas sensíveis, como rosto, mão, pé e as partes íntimas”, afirma.
Em caso de necessidade de socorro ou mais orientação, o cidadão pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou o Samu pelo 192.