Segunda, 14 de Julho de 2025
15°

Tempo nublado

Pará de Minas, MG

Brasil Novidade

Venda de Ozempic e outros emagrecedores passa a exigir retenção de receita médica

Segundo a Anvisa, o consumo sem acompanhamento médico tem crescido, especialmente com o objetivo de emagrecimento rápido

23/06/2025 às 16h47
Por: Redação Fonte: portaldivera.com
Compartilhe:
Foto: reprodução/CFF
Foto: reprodução/CFF

A partir desta segunda-feira (23), medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda, Mounjaro e similares – conhecidos como “canetas emagrecedoras” – só poderão ser vendidos com retenção obrigatória da receita médica. 

A medida, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), visa reforçar o controle sobre a comercialização desses fármacos, que são originalmente indicados para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade.

Embora esses remédios já exigissem prescrição por serem de tarja vermelha, na prática, a venda ocorria muitas vezes sem a devida exigência da receita. 

Com a nova norma, publicada em abril no Diário Oficial da União, farmácias e drogarias estão obrigadas a reter a receita no ato da venda.

Segundo a Anvisa, o consumo sem acompanhamento médico tem crescido, especialmente com o objetivo de emagrecimento rápido, o que levanta preocupações sobre a segurança e o uso abusivo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias