Tudo pronto para a solenidade de Corpus Christi em Pará de Minas.
Registrada como bem imaterial do município em 2010, a solenidade de Corpus Christi reúne anualmente milhares de fiéis para a celebração.
A data é uma festividade litúrgica da Igreja Católica que simboliza a presença de Cristo na Eucaristia, lembrando a morte e a ressurreição de Jesus.
Fieis das paróquias do município participam da confecção dos tapetes processionais, da organização da procissão e das celebrações.
A procissão em honra ao Corpo e Sangue de Jesus Cristo percorre ruas entre duas igrejas de uma das seis paróquias do município.
Confira abaixo a programação das atividades desta quinta-feira (19):
Em seguida, saída da Procissão Solene em direção ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.
Logo após, Santa Missa Campal, presidida pelos padres Antônio, Jean e demais sacerdotes da Forania.
O padre Hedvan Richardson Souza Lucas, vigário forâneo da Forania Nossa Senhora da Piedade e pároco da Paróquia de São Francisco, reforça a importância da celebração da data em Pará de Minas.
“Aqui na nossa cidade de Pará De Minas, a importância dessa festa é que nós vamos na origem mesmo e celebramos a unidade, na parte da tarde, nós unimos as seis paróquias, todo o povo de Deus reunido em torno do ato de fé que nós professamos que é a eucaristia (...), é com certeza um momento muito bonito de demonstração de fé, de expressão da fé do nosso povo, da nossa igreja católica”, conta.
O padre Antônio Carlos Pouza, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade comenta sobre a importância dos tapetes na celebração.
“É algo muito bem feito, com muito carinho, com muito zelo e que tocam a nossa fé, que nos trazem a lembrança da nossa fé ou até mesmo um momento de reflexão daquilo que a Eucaristia é para todos nós”, conta.
Além disso, também reforça o empenho da população na preparação das atividades.
“Nós podemos dizer que essa procissão de fato é muito exigente no sentido de ter uma boa preparação, mas também com a graça de Deus já tem um bom tempo que nós temos pessoas zelosas, dedicadas que estão cuidando desses preparativos, por exemplo, preparando a serragem com a qual os tapetes vão ser confeccionados”, comenta.