O 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), em parceria com o SAMU (CIS-URG Oeste), iniciou a execução de um projeto piloto que integra as equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU no atendimento às ocorrências clínicas e traumáticas em Divinópolis e região.
A equipe mista será composta por uma viatura do Corpo de Bombeiros com militares treinados para o atendimento, dois profissionais de saúde do SAMU – enfermeiro e técnico de enfermagem –, que vão atuar em regime de plantão de 12 horas.
O grupo vai atuar nas ocorrências, unindo a parte técnica dos bombeiros com os cuidados clínicos do SAMU.
Esse novo tipo de atendimento, chamado de Equipe Mista de Atendimento Pré-Hospitalar, será testado por 30 dias, podendo ser estendido por mais 90 dias.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o objetivo é melhorar a resposta assistencial à população, otimizar recursos públicos e promover maior eficiência na gestão das emergências.
Com o novo modelo, a cidade passa a contar com mais uma viatura para emergências, o que, segundo os bombeiros, é importante especialmente agora, na época da seca, quando aumentam as ocorrências de incêndios.
Ao final do período de teste, um grupo com representantes dos Bombeiros e do SAMU vai avaliar os resultados e sugerir melhorias.