A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realiza nesta quarta-feira (18), a partir das 7h, na Fapam, a Conferência Municipal de Assistência Social.
Em sua 14ª edição, o evento tem como principal objetivo avaliar e definir normas para o fortalecimento da Política de Assistência Social no município.
Com a temática em torno dos 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a iniciativa busca assegurar a participação democrática de todos os segmentos envolvidos.
A secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudia Assunção Faria, comenta sobre o tema que será abordado nesta edição e convida a população a participar do evento.
“O tema deste ano é ‘20 anos do SUAS, construção, proteção social e resistência’, é uma oportunidade única que a população tem de reivindicar suas demandas e anseios para juntos construirmos políticas públicas que garantem direitos e fortalecem a cidadania, então é um espaço de escuta e de construção coletiva fundamental para a população”, conta.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Denise Alencar de Castro, explica o objetivo e os processos anteriores à conferência que será realizada.
“A conferência tem esse objetivo de conferir como está, avaliar e fiscalizar o funcionamento da política de assistência aqui em Pará de Minas, nesse processo nós realizamos várias pré-conferências, em vários equipamentos e instituições de assistência social (…), coletando da população e dos trabalhadores do SUAS, quais são as demandas e as prioridades a serem construídas para a assistência social”, explica.
Denise também explica que serão realizadas eleições para novos delegados que representarão o município de Pará de Minas nas conferências e conselhos relacionados a políticas de assistência social.
“Nós vamos tirar os delegados que irão representar as propostas de Pará de Minas para o estado, e depois, se tudo der certo, chegar no nacional, então o que a gente discutir aqui pode virar uma lei nacional”, conta.
Os cargos de conselheiros também entrarão no processo de eleição.
“Além da eleição dos delegados, nós vamos ter a eleição dos conselheiros (...), então nós vamos eleger os representantes dos usuários e o representante dos trabalhadores para serem conselheiros e mensalmente estarem com a gente lá no conselho e estar acompanhando o desenvolvimento da política de assistência social”, explica.
O evento e as eleições são abertos ao público.