Segunda, 14 de Julho de 2025
15°

Tempo nublado

Pará de Minas, MG

Minas Gerais São José da Varginha

Netinho lamenta nova eleição em São José da Varginha, mas afirma “vamos indicar alguém”

TRE-MG agendou novas eleições para 3 de agosto

13/06/2025 às 17h11 Atualizada em 16/06/2025 às 08h11
Por: Redação Fonte: portaldivera.com
Compartilhe:
Foto: reprodução/Instagram
Foto: reprodução/Instagram

José Alves de Carvalho Neto, o popular Netinho, posicionou-se sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) de organizar uma nova eleição para prefeito e vice-prefeito em São José da Varginha.

Em seu perfil no Instagram, Netinho, que foi o candidato a prefeito mais votado no pleito de 2024 - recebendo 1.565 votos, o que representou 50,35% do total – lamentou a realização de uma nova eleição e disse que sua situação eleitoral não está totalmente definida.

“Não era o que a gente queria, o que a gente estava esperando, porque o processo ainda segue com recurso, a gente tem recurso em Brasília, mas a pressão está sendo muito grande em cima deles, em cima do Judiciário e tem pessoas muito grandes por trás”, disse.

Netinho se candidatou pelo PP, mas, mesmo recebendo o maior número de votos, não foi empossado como prefeito porque o registro da candidatura foi invalidado por causa de uma condenação criminal por tráfico de drogas — configurando inelegibilidade por oito anos conforme a legislação vigente. 

Por esse motivo, o TRE-MG agendou, para 3 de agosto, uma nova eleição para prefeito e vice em São José da Varginha.

 “Nós vamos continuar fazendo o trabalho e vamos indicar alguém. A população vai ajudar e colocar pessoas para que o trabalho continue, porque está ficando muito bacana, já em poucos meses fez muita coisa em São Zé da Varginha e tem muita coisa para fazer, com seriedade, com responsabilidade”, destacou Netinho.

Enquanto isso, a prefeitura permanece sob responsabilidade do presidente da Câmara Municipal, o vereador Sirley da Silva de Oliveira (PP).

 

Calendário das Eleições Suplementares 

  • 24 a 29 de junho: realização das convenções partidárias para escolha de candidatos;
  • Até 24h após a convenção: os candidatos que ocuparem cargos geradores de inelegibilidade devem afastar-se.
  • 2 de julho: data-limite (8h via CANDex ou 19h presencial) para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral;
  • A partir de 3 de julho: início oficial da propaganda eleitoral, conforme a Resolução TSE nº 23.610/2019 e a Lei nº 9.504/1997;
  • 3 de agosto: votação das 8h às 17h, utilizando as mesmas Mesas Receptoras de Votos das eleições de outubro de 2024. Eleitores cadastrados até 5 de março de 2025 poderão participar. Justificativas no dia podem ser feitas via app e Título; depois há prazo de 60 dias para regularização;
  • Até 25 de agosto: diplomação dos eleitos;
  • De 2 de julho até a diplomação: o cartório da 202ª Zona Eleitoral, com sede em Pará de Minas, terá plantões sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h, além do expediente normal em dias úteis.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias