Domingo, 13 de Julho de 2025
16°

Tempo nublado

Pará de Minas, MG

Pará de Minas Ginástica Artística

Paraminenses recebem certificados de árbitros para atuarem em competições de ginástica artística

Em Minas Gerais, apenas 16 profissionais atuam na modalidade

12/06/2025 às 08h29
Por: Redação Fonte: portaldivera.com
Compartilhe:
Foto: portaldivera.com
Foto: portaldivera.com

Novidade no esporte de Pará de Minas.

O casal Iandra de Paula Vieira Gomes e Fernando Vicente Pereira Diniz acaba de receber o certificado para atuar como árbitros nas competições municipais, regionais e nacionais de ginástica artística.

O diploma demonstra a qualificação e habilidade para exercer a função de arbitragem em competições.

Em Minas Gerais, além de Iandra e Fernando, apenas outros 14 árbitros estão habilitados para a cobertura do ciclo olímpico.

Iandra é professora e, junto do marido, administra o Estúdio Sol, única escola de ginástica artística da cidade. Ao portaldivera.com, ela contou como o certificado pode contribuir para uma maior visibilidade dos atletas e da modalidade.

“Com a nossa certificação, a gente tem mais força, junto a Federação, para trazer eventos para a cidade. Pará de Minas é uma cidade que tem mais de 300 atletas de ginástica artística praticantes no momento (...), então eu acredito que isso vai dar uma visibilidade muito grande e fazer com que mais pessoas comecem a praticar e que a gente traga mais eventos para cá também, mobilizando e fomentando o esporte, como ele deve ser feito”, conta.

Fernando também é professor no estúdio e conta como funcionam as fases do processo seletivo.

“É uma prova extremamente difícil, a gente passou por um monte de percalços durante, até pra gente poder fazer essa prova, porque a prova em si é totalmente visual, a gente não tem a parte prática na hora, então foi bem difícil, mas graças a Deus a gente foi aprovado e estamos muito felizes”, desabafa.

Além disso, o professor também destaca as principais dificuldades que a modalidade enfrenta, principalmente na região.

“Dentro da ginástica, como é um esporte especializado, não é igual o futebol, handebol e o basquete, falta basicamente um retorno financeiro, os equipamentos são caríssimos, que são bem específicos, então o nosso ginásio não está completo, mas a gente tem toda a estrutura que possa levar as atletas até a parte que a gente pretende ir que é o nacional”, explica.

Iandra ainda comenta que agora com a certificação, eles podem atuar em diversas fases e campeonatos.

“A partir de agora a gente pode arbitrar, tanto campeonatos estaduais, como alguns nacionais, dentro do Brasil nós somos árbitros certificados pela Federação Mineira”, conta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias