Novidade no esporte de Pará de Minas.
O casal Iandra de Paula Vieira Gomes e Fernando Vicente Pereira Diniz acaba de receber o certificado para atuar como árbitros nas competições municipais, regionais e nacionais de ginástica artística.
O diploma demonstra a qualificação e habilidade para exercer a função de arbitragem em competições.
Em Minas Gerais, além de Iandra e Fernando, apenas outros 14 árbitros estão habilitados para a cobertura do ciclo olímpico.
Iandra é professora e, junto do marido, administra o Estúdio Sol, única escola de ginástica artística da cidade. Ao portaldivera.com, ela contou como o certificado pode contribuir para uma maior visibilidade dos atletas e da modalidade.
“Com a nossa certificação, a gente tem mais força, junto a Federação, para trazer eventos para a cidade. Pará de Minas é uma cidade que tem mais de 300 atletas de ginástica artística praticantes no momento (...), então eu acredito que isso vai dar uma visibilidade muito grande e fazer com que mais pessoas comecem a praticar e que a gente traga mais eventos para cá também, mobilizando e fomentando o esporte, como ele deve ser feito”, conta.
Fernando também é professor no estúdio e conta como funcionam as fases do processo seletivo.
“É uma prova extremamente difícil, a gente passou por um monte de percalços durante, até pra gente poder fazer essa prova, porque a prova em si é totalmente visual, a gente não tem a parte prática na hora, então foi bem difícil, mas graças a Deus a gente foi aprovado e estamos muito felizes”, desabafa.
Além disso, o professor também destaca as principais dificuldades que a modalidade enfrenta, principalmente na região.
“Dentro da ginástica, como é um esporte especializado, não é igual o futebol, handebol e o basquete, falta basicamente um retorno financeiro, os equipamentos são caríssimos, que são bem específicos, então o nosso ginásio não está completo, mas a gente tem toda a estrutura que possa levar as atletas até a parte que a gente pretende ir que é o nacional”, explica.
Iandra ainda comenta que agora com a certificação, eles podem atuar em diversas fases e campeonatos.
“A partir de agora a gente pode arbitrar, tanto campeonatos estaduais, como alguns nacionais, dentro do Brasil nós somos árbitros certificados pela Federação Mineira”, conta.