Sexta, 13 de Junho de 2025
15°

Tempo limpo

Pará de Minas, MG

Pará de Minas Emergência em saúde

Secretário de Saúde avalia impactos do decreto de emergência por síndromes respiratórias 

Em apenas 25 dias, rede pública atendeu quase 1.500 pessoas

10/06/2025 às 14h57 Atualizada em 10/06/2025 às 15h09
Por: Redação Fonte: portaldivera.com
Compartilhe:
Foto: portaldivera.com
Foto: portaldivera.com

O secretário Municipal de Saúde, Gilberto Denoziro, fez um balanço das medidas tomadas após o decreto de emergência em saúde pública decorrente do alto número de pessoas com síndromes respiratórias em Pará de Minas.

O decreto foi publicado em 16 de maio, num momento em que a rede pública de saúde registrava uma alta procura de pacientes, principalmente em crianças.

A taxa de ocupação de leitos pediátricos na UPA e no Hospital Nossa Senhora da Conceição chegou a 100%, elevando o nível de alerta dos pais.

Após o decreto, foram implementadas ações como o aumento do número de leitos do Hospital Nossa Senhora da Conceição e a contratação de profissionais para reforçar o atendimento na UPA 24 horas.

“Durante o mês de maio, do dia 05 até o dia 30, nós atendemos quase 1.500 pessoas (...), foram atendidas de forma eficiente, e muitas vezes na fase precoce, evitando que essas doenças acumulassem, então o decreto favoreceu essas atitudes, nos permitiu aumentar, o que facilitou e diminuiu a necessidade de transferência dos pacientes”, conta o secretário Gilberto Denoziro.

A pasta também manteve os atendimentos específicos ampliados a doenças respiratórias nas Unidades Básicas de Saúde Nossa Senhora da Piedade, Providência e Walter Martins, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20 horas.

“As equipes médicas sentinelas proporcionaram atendimentos descentralizados, diminuíram a sobrecarga da UPA, o aumento do número de leitos exclusivos para doenças respiratórias graves no Hospital diminuiu a necessidade de transferência de pacientes para outros municípios e com o aumento de número de médicos na UPA, nós chegamos a atender na UPA, em um único dia, 426 pessoas, entre crianças e adultos”, completou.

Pará de Minas continua em estado de emergência, e os pais e responsáveis por crianças, além das pessoas que cuidam de idosos, deve ter atenção com esses públicos por eles serem mais vulneráveis a essas doenças.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias