O Banco Central do Brasil (BC) lança nesta quarta-feira (4) o PIX Automático, uma nova forma de realizar o pagamento de contas recorrentes, como energia, água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas.
A modalidade é uma nova alternativa ao débito automático tradicional, uma vez que o usuário poderá autorizar a cobrança uma única vez e as contas serão pagas de forma automática, sem precisar repetir o processo no mês seguinte.
Segundo o BC, a funcionalidade vai estar disponível a partir do dia 16 de junho. Vai depender, porém, que a empresa responsável pela cobrança (escola, academia, etc) solicite uma autorização do cliente para descontar os pagamentos por meio da nova modalidade.
O pedido aparecerá no próprio aplicativo do banco, podendo o cliente aceitar ou recusar a nova modalidade.
Ao contrário do débito automático tradicional, o PIX Automático não exige convênios entre empresas e bancos específicos, pois opera por meio da infraestrutura do Banco Central.
Na prática, isso permite que, por exemplo, uma escola pequena possa oferecer o PIX Automático mesmo sem ter acordos com todas as instituições financeiras.
Para pessoas físicas, o uso do PIX Automático será gratuito.
Já para empresas que receberem pagamentos por meio da funcionalidade, poderá haver cobrança de tarifas, conforme a política da instituição financeira responsável pelo recebimento.