Sexta, 13 de Junho de 2025
16°

Tempo limpo

Pará de Minas, MG

Brasil Economia

PIX Automático: conheça modalidade lançada pelo Banco Central

Ferramenta vai estar disponível a partir do dia 16 de junho

04/06/2025 às 10h52 Atualizada em 04/06/2025 às 15h08
Por: Redação Fonte: portaldivera.com
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Banco Central do Brasil (BC) lança nesta quarta-feira (4) o PIX Automático, uma nova forma de realizar o pagamento de contas recorrentes, como energia, água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas.

A modalidade é uma nova alternativa ao débito automático tradicional, uma vez que o usuário poderá autorizar a cobrança uma única vez e as contas serão pagas de forma automática, sem precisar repetir o processo no mês seguinte.

Segundo o BC, a funcionalidade vai estar disponível a partir do dia 16 de junho. Vai depender, porém, que a empresa responsável pela cobrança (escola, academia, etc) solicite uma autorização do cliente para descontar os pagamentos por meio da nova modalidade.

O pedido aparecerá no próprio aplicativo do banco, podendo o cliente aceitar ou recusar a nova modalidade. 

 

Débito automático e Pix Automático, qual a diferença?

Ao contrário do débito automático tradicional, o PIX Automático não exige convênios entre empresas e bancos específicos, pois opera por meio da infraestrutura do Banco Central.

Na prática, isso permite que, por exemplo, uma escola pequena possa oferecer o PIX Automático mesmo sem ter acordos com todas as instituições financeiras.

 

Há taxas para utilização?

Para pessoas físicas, o uso do PIX Automático será gratuito. 

Já para empresas que receberem pagamentos por meio da funcionalidade, poderá haver cobrança de tarifas, conforme a política da instituição financeira responsável pelo recebimento.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias