Ainda este ano, o Governo de Minas Gerais vai abrir um novo concurso público para o cargo de policial penal.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (3), durante uma audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.
A previsão é de que 1.178 vagas sejam ofertadas.
A apresentação fez parte do programa Assembleia Fiscaliza, que promove a prestação de contas dos órgãos do Executivo estadual.
A reunião conjunta das comissões de Segurança Pública e de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas teve como foco as ações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) entre janeiro e abril de 2025.
Segundo Greco, além do concurso, também será realizado um processo seletivo para a contratação temporária de 686 policiais penais.
Dados do sistema prisional de Minas Gerais também foram apresentados durante a audiência.
Atualmente, o estado conta com 66.950 presos em penitenciárias, 5.105 custodiados em unidades das Apacs (Associações de Proteção e Assistência aos Condenados) e 8.608 monitorados eletronicamente.
No primeiro quadrimestre de 2025, não foram registrados motins, mas houve 28 fugas e 33 casos de subversão da ordem.
O secretário também destacou a criação de algumas iniciativas voltadas para a valorização dos servidores da segurança pública, como ajuda de custo para alimentação, ações de prevenção ao assédio moral, capacitações e a inauguração de um centro de treinamento e promoção da saúde física e mental.