A Guarda Civil Municipal de Pará de Minas poderá ganhar uma base definitiva entre os bairros Providência e Vila Ferreira.
O comando da instituição, juntamente com a prefeitura, negocia a transferência da sede da GCM – atualmente no Terminal Rodoviário - para o imóvel onde são realizadas as vistorias veiculares da Polícia Civil, na esquina das ruas Goitacazes e Araripe, próximo ao DER-MG.
Segundo apurou o portaldivera.com, o imóvel pertence ao Departamento de Estradas de Rodagem e está cedido para a Polícia Civil.
Porém, com a terceirização das vistorias em Minas Gerais, a PC reduziu a quantidade de serviços no local, realizando apenas vistorias pendentes uma ou duas vezes por semana. Desta forma, ela se mostrou disposta a dividir o espaço com a GCM.
O prefeito Inácio Franco confirmou à nossa reportagem que há conversas em andamento com o DER e a Polícia Civil, mostrando-se, inclusive, confiante em um desfecho positivo.
A mudança de base é um pleito da Guarda e visa expandir as ações de segurança, além de ser considerado um passo crucial para o armamento (arma de foto) dos agentes.
“Isso é muito importante para a Guarda Municipal. A título de exemplo, o próprio armamento da corporação. A população cobra bastante sobre o armamento letal para a Guarda Municipal. Hoje, pra gente conseguir esse armamento, a gente precisa fazer um acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal, e esse acordo tem diretrizes a ser seguidas, e uma delas é uma base, um local seguro para poder estar condicionando esse armamento”, disse o comandante da Guarda Civil Municipal, Lucas Costa Rodrigues.
“A gente vai poder ter melhores equipamentos, a gente vai poder ampliar o efetivo da Guarda Municipal, então vai ser um local que vai trazer diversos pontos positivos para a instituição”, completou.
Apesar do otimismo pela mudança de base, ainda não há uma previsão de quando a situação será totalmente definida.