Sexta, 13 de Junho de 2025
15°

Tempo limpo

Pará de Minas, MG

Minas Gerais Hospital Regional

Hospital Regional de Divinópolis pode começar a funcionar em setembro

Unidade, que terá mais de 200 leitos, vai contemplar população de Pará de Minas

02/06/2025 às 08h07 Atualizada em 02/06/2025 às 08h28
Por: Redação Fonte: Com informações Agência Minas
Compartilhe:
Foto: Filipe Natanael/Digital MG
Foto: Filipe Natanael/Digital MG

O Governo de Minas realizou uma vistoria nas obras do Hospital Regional de Divinópolis. 

A construção da unidade, paralisada por quase dez anos, foi retomada em 2023 e deve ser concluída em 2025.

A unidade, que se chamará Hospital Regional Divino Espírito Santo, será um hospital universitário gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Durante a visita, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, acompanhou o andamento da obra e apresentou os próximos passos, prevendo quando o hospital estará atendendo a população. 

“A previsão é que entre agosto e setembro a obra esteja pronta com os leitos abertos. O custeio, parte dele garantido pelo Estado, já está publicado”, afirmou o secretário. 

Assim que estiver em funcionamento, o hospital vai beneficiar mais de 1,3 milhão de pessoas.

A subsecretária de Edificações da Seinfra, Débora Dias do Carmo, explicou que a fase atual inclui adequações às normas atualizadas da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que a construção começou em 2010. 
“Vai ser o primeiro hospital entregue dentro do prazo e com orçamento definido, mostrando o compromisso do governo com o planejamento”, pontuou.

 

Estrutura e capacidade

O HRDV terá 17 mil metros  quadrados de área construída e 202 leitos, sendo 30 de UTI, dez de UTI neonatal e outros dez de Cuidados Intermediários Neonatais convencional (UCI) e cinco de UCI Canguru.

Também contará com 69 leitos de internação adulta, 31 para internação pediátrica, 20 leitos de observação no pronto atendimento, três de emergência e 12 consultórios para urgência e emergência.

 

Investimento 

Os recursos de R$ 40 milhões para a conclusão do hospital são provenientes do Acordo Judicial assinado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública de Minas e a mineradora Vale S.A após o rompimento das barragens em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais e ambientais.

 

Especialidades e serviços

O hospital disponibilizará atendimentos de obstetrícia clínica, obstetrícia cirúrgica, além de Centro de Parto Normal (CPN) tipo II e Gestação de Alto Risco (GAR) tipo II.

Também será disponibilizado acesso às clínicas cirúrgicas para procedimentos nas áreas de cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, neurologia, ortopedia e traumatologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e endovascular e procedimentos cirúrgicos na área de urologia.

Atendimentos em clínica médica, pediatria clínica, oftalmologia e cuidados com a saúde mental (rede de atenção psicossocial) serão outros serviços ofertados pelo hospital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias