A Secretaria Municipal de Gestão Fazendária apresentou, em audiência pública na Câmara Municipal, os relatórios de avaliação e cumprimento das metas fiscais relativas ao primeiro quadrimestre de 2025 (janeiro, fevereiro, março e abril).
Dentre as informações, destaque para informações da dívida e os investimentos na área da saúde que atingiram mais de R$ 29 milhões.
O valor corresponde a 25% sobre a receita de impostos e transferências constitucionais, com o mínimo exigido de 15% pela legislação vigente.
“Pará de Minas, no primeiro quadrimestre, atingiu 25,38% sobre a receita dos impostos acrescidos em multa e juros na saúde, então a gente já atingiu o que tinha que mandar e até o final do ano vai aumentar mais ainda, então um ponto muito positivo é a questão da saúde”, afirma o secretário de Gestão Fazendária, José Maria dos Santos Júnior.
Em relação à gestão passada, o secretário comenta que a Prefeitura se encontra em um equilíbrio financeiro e que as dívidas estão sendo pagas conforme o limite orçamentário.
“A Prefeitura está em um equilíbrio total das despesas dela hoje, atualmente nós estamos com todas as despesas pagas, em dia, dessa gestão, e o que resta pagar, nós estamos pagando de acordo com o limite que temos em caixa, os maiores credores nós fizemos os parcelamentos junto a eles e estamos pagando esse parcelamento já, alguns ainda não entraram em contato para fazer o parcelamento, mas em tese nós estamos em dia com todas as despesas”, explica.
Segundo José Maria, o Município tem ao todo, uma dívida de R$16 milhões de reais, que reúne tanto investimentos atuais, como de gestões anteriores, que como apontado acima, está sendo paga por meio de parcelamentos e negociações.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Délio Alves, também avaliou positivamente a situação orçamentária do Município.
“Tanto a minha pessoa, como os outros 10 vereadores que participaram da audiência pública estão todos felizes, entendendo que as coisas começaram a tomar aquele rumo que a gente estava esperando. (...) Tenho comigo que dentro de uns 4, 5 meses a Prefeitura já vai estar naquele nível que a gente quer para as coisas começarem a acontecer em matéria de obras e muitas coisas que a comunidade espera da gente”, comenta.