Aposentados e pensionistas vítimas de descontos irregulares no INSS serão atendidos a partir desta sexta-feira (30) nas agências dos Correios.
A medida foi adotada para atender o público que não consegue ter acesso pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Ao todo, quase 5 mil agências foram habilitadas para atender em diversas localidades do país.
Segundo informações da Agência Brasil, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos.
“Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”, afirma.
O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, para garantir a segurança das informações.
Os cidadãos precisam levar um documento de identificação oficial.
Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:
O atendimento é gratuito e feito por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas.
O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento.
Segundo o INSS, o governo federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa. O cronograma dessas ações, contudo, ainda não foi divulgado.
Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!