Sexta, 13 de Junho de 2025
16°

Tempo limpo

Pará de Minas, MG

Brasil Saúde

Pacientes com dermatite atópica passam a ter tratamento completo pelo SUS

Tratamento inclui pomadas e medicação oral

28/05/2025 às 11h55 Atualizada em 29/05/2025 às 09h54
Por: Redação Fonte: Com informações Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: divulgação/Fernando Frazão - Agência Brasil
Foto: divulgação/Fernando Frazão - Agência Brasil

O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (27), três portarias que ampliam o tratamento para dermatite atópica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os documentos oficializam a utilização, na rede pública de saúde, de duas pomadas para a pele – tacrolimo e furoato de mometasona – além de um medicamento oral para o tratamento da doença – o metotrexato.

Em nota, o Ministério da Saúde destacou que o tacrolimo tópico e o furoato de mometasona poderão ser usados para tratar pessoas que não podem usar corticoides ou que tenham resistência aos tratamentos até então disponíveis. 

“A ampliação de acesso ao tacrolimo tópico para os pacientes do SUS é um benefício relevante já que, por ser um medicamento de alto custo, seu acesso era mais restrito”, afirma.

Segundo o documento, o metotrexato será indicado nos casos de dermatite atópica grave, sobretudo entre pacientes que não podem usar a ciclosporina, medicamento já disponibilizado na rede pública.

 

O que é a dermatite atópica?

Segundo informações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia:

A dermatite atópica é caracterizada por uma inflamação da pele que causa coceira intensa (quase insuportável), pele muito ressecada, placas vermelhas e infecções de pele. Em bebês, as lesões predominam no rosto, pescoço e couro cabeludo. Em crianças maiores, adolescentes e adultos, a dermatite atópica atinge as dobras dos braços e pernas, rosto e pescoço.

Especialistas contam que a dermatite atópica é considerada uma doença de base genética, onde indivíduos com histórico familiar de alergias, como asma e rinite alérgica têm maior probabilidade de desenvolvê-la. Além disso, fatores ambientais como exposição a alérgenos, poluentes e mudanças climáticas também podem contribuir para um papel desencadeante. Defeitos na barreira e disfunções no sistema imunológico também estão associados à dermatite atópica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias