Pará de Minas pode ganhar o “Simpósio Mulher, Poder e Sociedade”, iniciativa com o objetivo de discutir os múltiplos papeis da mulher na sociedade e a partir deles, a construção de políticas públicas efetivas.
É o que prevê o projeto de lei da vereadora Márcia Marzagão, aprovado nesta terça-feira (27) pela Câmara Municipal.
O projeto priozirará a participação de mulheres paraminenses diversas, inseridas em quaisquer contextos sociais.
A iniciativa busca a realização anual do Simpósio, podendo ser na Câmara Municipal, preferencialmente no dia 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.
A vereadora reforçou que o projeto ainda não tem um órgão público que será responsável pela realização do evento, mas que é necessário, em primeiro lugar, garantir que ele possa acontecer.
“O intuito não é definir quem vai fazer, é definir que seja feito, (...) o que eu gostaria com essa legislação é que a Câmara sempre acolhesse, independente de quem fosse a iniciativa, que a gente sempre tenha nesse mês um fórum de discussão para extrair eixos temáticos feito aqui, no lugar de discutir políticas públicas”, comenta.
A justificativa apresentada pelo projeto é pautada na necessidade de discutir políticas públicas igualitárias, considerando a persistência dos papeis tradicionais em que as mulheres são colocadas, como o espaço doméstico, que estruturam uma divisão sexual do trabalho.
A lei segue para sanção do prefeito Inácio Franco.