A Receita Federal libera nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, a consulta do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
Basta informar o CPF, a data de nascimento e o ano do exercício da declaração (2025).
O pagamento do primeiro lote vai ser feito em 30 de maio, mesmo dia que termina o prazo para declarar o IR 2025.
O dinheiro vai cair na conta informada na declaração de 6,2 milhões de contribuintes, totalizando R$ 11 bilhões, o maior valor pago em um lote de restituição até o momento.
O primeiro lote de restituição vai ser pago para os contribuintes com prioridade legal.
Vão receber o dinheiro em 30 de maio:
Além destes, também serão contemplados os contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida e tenham optado por receber a restituição via PIX.
Depois de declarar o Imposto de Renda e consultar a restituição, o contribuinte também pode se deparar com duas mensagens como: "Processada, em fila de restituição" ou "Sua declaração está na base de dados".
No caso de “Processada, em fila de restituição", por exemplo, significa que a Receita recebeu a declaração do contribuinte, processou os dados e, agora, ele está na fila para receber a restituição do Imposto de Renda - ou seja, o dinheiro que pagou a mais de volta. Porém, não dá para saber em qual lote ele vai receber.
Já o termo "Com pendências" requer mais atenção, porque indica que o contribuinte caiu na "malha fina", e, por isso, deve revisar os documentos entregues na declaração e retificar a mesma.
Para saber o status da declaração e os detalhes de eventuais pendências, é necessário entrar no portal e-Cac, fazer o login com a conta Gov.br e clicar em Meu Imposto de Renda.
Se o contribuinte está "Em Fila para Restituição", ele vai receber o dinheiro de volta, corrigido pela taxa Selic, em uma das datas abaixo: