Mesmo com a intensificação das campanhas de conscientização, o número de acidentes no trânsito de Pará de Minas aumentou.
Segundo dados do painel de acidentes da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), houve uma alta de 6% na quantidade de registros em 2024 na comparação com 2023.
No ano passado, foram 1573 acidentes contra 1476 no ano anterior. O número de 2024, inclusive, foi o maior já registrado pelo painel desde o início da contagem, em 2014.
Entre os destaques está o mês que registrou a maior quantidade de acidentes: maio (164), justamente na época da campanha Maio Amarelo que trata sobre a conscientização para a prevenção no trânsito.
Já o mês de dezembro, período de férias e viagens por causa das festas de fim de ano, foi o que menos registrou acidentes de trânsito (107).
Cresceu o número de acidentes, mas diminuiu a quantidade de vítimas fatais
O painel também mostra as estatísticas de acidentes com vítimas. O lado positivo é que em 2024 o trânsito foi menos fatal que 2023.
No ano passado, dez pessoas perderam a vida em acidentes, duas a menos que no ano anterior.
Já quando comparamos a quantidade de vítimas graves ou inconscientes, há uma leve alta. Em 2024, foram 67 registros, cinco a mais que 2023.
Outro destaque das estatísticas da Sejusp é com relação aos locais que mais registraram acidentes de trânsito em Pará de Minas.
A avenida Presidente Vargas – um dos principais corredores da cidade – foi líder disparada no ranking, com 146 registros. Em segundo lugar está a BR-262, com 72 acidentes notificados.
No top-10 ainda estão:
Entre as principais causas dos acidentes em Pará de Minas estão: falta de atenção dos motoristas, aquaplanagem, animal na pista, defeito no veículo, derrapagem, má visibilidade e dormir ao volante.