Diante da crescente demanda por internações de crianças, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) confirmou a ampliação do número de leitos pediátricos.
A medida foi tomada após Pará de Minas decretar situação de emergência em saúde pública por causa do cenário epidemiológico de síndromes gripais.
Desde ontem (17), a Enfermaria do hospital voltou a receber pacientes pediátricos, reforçando a capacidade de acolhimento da instituição.
Agora, estão disponíveis 15 novos leitos pediátricos, sendo 10 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 5 para atendimento por meio de convênios.
A decisão de remanejar os leitos existentes visa garantir mais agilidade no atendimento e maior conforto para os pequenos pacientes e seus familiares, sem comprometer outras áreas da instituição.
A Secretaria Municipal de Saúde também confirmou que irá ampliar mais oito leitos na UPA Pediátrica. De acordo com o secretário Gilberto Denoziro, o momento requer reforço no atendimento diante da gravidade dos casos.
“Esse surto está acometendo, principalmente, crianças de um ano e meio ou menos, gerando situações graves, inclusive, nós tivemos uma criança em óbito”, disse.
“Como não temos CTI pediátrico, sempre que essas crianças precisarem de tratamento em CTI nós temos que transferir para outros municípios”, completou.
Ainda na entrevista, Gilberto Denoziro afirmou que os CTI’s pediátricos de cidades próximas, como Divinópolis e Belo Horizonte, estão com 100% de ocupação e que as crianças estão sendo levadas para cidades distantes, que não estão passando por esse mesmo problema.