Em decorrência da situação de emergência decretada pela Prefeitura de Pará de Minas, o diretor técnico da UPA 24h, Dr. Davi Laurindo, apresentou os principais sintomas da bronquiolite, enfermidade que tem sido uma das principais causas de internação na cidade.
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que afeta, principalmente, crianças com menos de dois anos.
Ela caracteriza-se pela inflamação dos bronquíolos, que são as pequenas vias aéreas dos pulmões, e é causada por infecções virais, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o agente mais comum.
Segundo o especialista, os sintomas iniciais, considerados toleráveis, são nariz escorrendo e tosse, que podem ser avaliados e tratados na UBS mais próxima.
Já as condições indicadas abaixo, são caracterizadas como sintomas de alerta e necessitam de tratamento imediato. Sendo eles:
Dr. Davi ainda comenta que as mesmas condições podem ser causadas por outras doenças respiratórias, mas em decorrência do período epidemiológico em que estamos vivendo atualmente, “a bronquiolite viral aguda causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e em segundo grau pela influenza é o que mais tem acometido as nossa crianças”.
A vacina contra a influenza está disponível, gratuitamente, nas salas de imunização do município. Crianças de 6 meses até os 6 anos de idade estão entre o grupo prioritário.
O médico chama atenção para a importância da vacinação na prevenção de doenças com grande índice de mortalidade.
“Com a vacina a gente tem uma eficácia e uma segurança muito importante”, comenta. “Se a criança não é vacinada e evolui para um quadro grave é uma criança que pode evoluir para uma intubação, normalmente um quadro arrastado que traz prejuízo não só para a criança, mas todo ceio familiar”, afirma o Dr. Davi.
As vacinas estão disponíveis em todas as UBS's de Pará de Minas.
Segundo Davi, as principais formas de prevenção que podem ser adotadas são: