Sexta, 25 de Abril de 2025
19°

Tempo nublado

Pará de Minas, MG

Pará de Minas Fiscalização

Prefeitura e Corpo de Bombeiros intensificam fiscalização em lotes vagos de Pará de Minas

Lotes descuidados podem estar sujeitos à multa

14/04/2025 às 13h35 Atualizada em 17/04/2025 às 07h06
Por: Redação Fonte: portaldivera.com
Compartilhe:
Foto: divulgação/CBMG
Foto: divulgação/CBMG

A Prefeitura de Pará de Minas e o Corpo de Bombeiros estão desenvolvendo ações de fiscalização em lotes desocupados, a fim de promover mais segurança aos moradores da região.

Diante dos problemas causados pelo descuido e descarte inapropriado de lixo nessas áreas desocupadas, a tendência é que haja um crescimento constante da vegetação, aparecimento de animais como cobras, ratos, escorpiões e baratas, além de favorecer os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Com o clima seco do Outono, os riscos de incêndio também são intensificados nessas áreas, ameaçando não só a saúde dos moradores ao redor, mas também do meio ambiente.

“Em caso de lotes sujos, o proprietário é notificado e tem o prazo de 30 dias para se regularizar. Se ele não se regularizar ele pode ser autuado com multa”, comenta a gerente de Fiscalização de Obras e Posturas da Prefeitura, Selma Costa.

Ela ainda reforça que caso os vizinhos observem más condições nos lotes vagos da região em que moram, eles podem realizar a denúncia através da Ouvidoria, que funciona no primeiro andar da Prefeitura - das 8h às 17h, no telefone (37) 3233-2055, ou no aplicativo da prefeitura, o G2.

Em relação aos lotes que são propriedade do município, Selma aponta que a prefeitura já está com uma força tarefa prestes a iniciar a limpeza no início do próximo mês. Ela disse ainda que os maquinários estavam com defeito, mas que já foram liberados pela oficina mecânica.

 

Operação Alerta Verde do Corpo de Bombeiros

Já o Corpo de Bombeiros promoveu no último sábado (12) a Operação Alerta Verde, também com foco nas vistorias em lotes vagos na cidade de Pará de Minas.

Os militares atuaram diariamente na identificação de terrenos cujos proprietários não realizam a devida limpeza. 

A terceira sargento do Corpo de Bombeiros, Thaís Cadête, reforça que em Pará de Minas a incidência de focos de queimadas em lotes vagos é muito grande e por isso devem ser fiscalizados.

“Pedimos à população que mantenha os lotes limpos e sempre com a devida atenção. A limpeza deve ser por capina ou por outros meios que não seja o incêndio. Não atear fogo para limpar mato seco ou destruir lixo, isso também causa o alastramento do incêndio e pode gerar novos e grandes focos aqui na cidade”, afirma.

A agente ainda alerta que limpar os lotes vagos com fogo, sem autorização prévia, é crime, além de ser a principal causa inicial dos incêndios florestais do município.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pará de Minas, MG Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 25°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 17°C
Seg 25°C 18°C
Ter 25°C 17°C
Qua 21°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias