A Mesa Diretora da Câmara Municipal protocolou um projeto de emenda à Lei Orgânica prevendo a criação da emenda individual, popularmente conhecida como emenda impositiva.
A proposta altera o artigo 142 da Lei Orgânica, acrescentando seis parágrafos referentes à instituição das emendas impositivas.
Segundo o texto apresentado, as emendas serão de, no máximo, 2% do orçamento municipal do exercício anterior, devendo o recurso ser dividido igualmente entre os vereadores.
Diz, também, que 50% do valor indicado por cada parlamentar deve ser destinado, obrigatoriamente, em ações e serviços públicos da saúde. A outra metade poderá ser aplicada conforme a escolha do vereador.
O projeto recebeu a assinatura de 9 vereadores: Délio Alves, Vinícius Alves, Marcílio Magela de Souza, Camila Mão Amiga, Geraldinho Cuíca, Lucas Arquiteto, Toninho Gladstone, Léo do Depósito e Niltinho do São Cristóvão.
Para ser aprovada, a proposta precisa de votação favorável de, pelo menos, 12 vereadores.
A próxima reunião da Câmara é nesta terça-feira (15), mas o Legislativo ainda não divulgou a pauta de projetos que serão analisados.
O vereador Gustavo Duarte apresentou uma emenda ao projeto com o objetivo de dar mais transparência à destinação dos recursos.
A proposta de Gustavo é que a execução das emendas seja divulgada, de forma individualizada, no site da Câmara, com as seguintes informações:
Mín. 19° Máx. 25°