A Estação Cultural de Pará de Minas está com uma nova exposição da artista Andréa Bessa, mais conhecida por Deia Bessa, com peças em cerâmica e crochê.
“O público vai encontrar na exposição peças de vestuário, utilidades de cozinha, toalhas de mesa, cobertores, colchas e cada um tem uma história”, comenta Andréa.
Com inspirações principalmente na família e na natureza, Deia traz em suas obras e em seu processo de criação, suas afinidades e ancestralidades, uma vez que o interesse pelas práticas veio de sua prima.
“Eu lembro que eu tinha uma prima que ia lá em casa e tricotava, e eu ficava encantada com aquilo. Eu vim de uma família humilde, então não tinha como comprar linha ou agulha e minha mãe vendo meu interesse pediu minha prima pra me ensinar. Eu desmanchava os paninhos da minha mãe, fazia novelinhos com as linhas, com coisas que tinham no quintal mesmo, pauzinhos mais compridos que se pareciam com as agulhas da minha prima e quando eu tinha 10 anos eu consegui meu primeiro pontinho, fiquei encantada”, conta.
Andréa Bessa - Foto: Prefeitura de Pará de Minas
Já a cerâmica, Deia comenta que frequentou a Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica e se apaixonou pela arte desde que teve seu primeiro contato. Ela faz parte do grupo de produção há 25 anos e diz que pretende continuar por muito tempo.
O coordenador da Estação Cultural, João Batista Leite, reforçou que a presença de artistas de todas as áreas é muito importante na promoção cultural do município e convida a todos a conhecer as novas exposições.
“Ambos os trabalhos, ela mostra a vida dela, a trajetória dela na arte, então as pessoas podem vir e apreciar isso nas formas, nas cores. A Andréa deixa para nós uma arte que traz essa sensibilidade do artista daqui da nossa região e trabalhando com duas categorias que nos encantam muito, que é a cerâmica e o crochê”, reforça.
A exposição estará na Estação Cultural até o dia 27 de abril. A visitação pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h30.
Mín. 19° Máx. 25°