Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Educação e diretores de escolas das redes municipal, estadual e particular, a fim de discutir estratégias para aumentar a cobertura vacinal junto a crianças e adolescentes em Pará de Minas.
A meta dos profissionais é atingir a média de cobertura vacinal do Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo acima de 95%.
“Essa reunião é para a realização de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação para que a gente faça a verificação vacinal e a vacinação no ambiente escolar, melhorando assim as coberturas vacinais do município”, afirma Juliana Viana, responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo Juliana, os profissionais, juntamente com os diretores das escolas, realizarão, previamente, uma reunião com os pais e responsáveis dos alunos para ressaltar a importância da vacinação.
Será enviada também uma carta aos responsáveis para a autorização da vacinação.
“A nossa cobertura vacinal hoje não atinge infelizmente as metas preconizadas pelo PNI, que é acima de 95%, então nós precisamos trabalhar em conjunto para poder conseguir aumentar essas coberturas vacinais e proteger não só a criança e o adolescente individualmente, mas também uma proteção a toda a comunidade de Pará de Minas”, completa a profissional.
A secretaria vai realizar um cronograma das vacinações nas escolas que será divulgado para a população.
“Lembrando que serão feitas apenas doses em atraso. Então será feita a verificação da situação vacinal de cada criança e serão aplicadas as vacinas que estiverem em atraso, de acordo com a faixa etária de cada criança”, ressalta Juliana.
Claudirene Martins, diretora da Escola Municipal Orosina Cecílio Mendonça, e Alfredo Couto, diretor da Escola Estadual Fernando Otávio, ressaltam as ações que serão feitas nas escolas para contribuir para a imunização, entre elas estão:
Mín. 19° Máx. 25°