A Secretaria Municipal de Saúde está em processo de negociação para a locação de duas casas que deverão abrigar, temporariamente, os atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Seringueiras.
O objetivo é garantir a continuidade dos serviços na região próximo à atual unidade, que será desativada, evitando o deslocamento dos pacientes até a UBS Walter Martins.
Segundo o secretário Gilberto Denoziro, os imóveis estão em fase de avaliação, mas após um contato inicial, verificou-se que as estruturas atendem a demanda de atendimentos.
“Uma (casa) fica na região mais próxima ao bairro São Paulo e a outra fica perto do campo do Paraminense. São duas casas muito boas, vão servir a população muito melhor que os contêineres”, afirmou o secretário, que preferiu não especificar o endereço das residências.
O secretário de Saúde reafirmou a decisão de desativar os contêineres, que começaram a funcionar em 2023 como uma alternativa encontrada para manter os atendimentos à população após a interdição do prédio onde funcionava a UBS, na rua Nermival Ramos de Morais.
Além de considerar a estrutura imprópria para o atendimento, o secretário informou que a locação tem um alto custo mensal para a prefeitura.
“Os contêineres são mais de R$ 21 mil mensais. Essas casas a gente ainda não tem o preço final, mas com avaliação inicial fica 3, 4 salários mínimos no máximo”, informou.
Com a desativação dos contêineres, havia a possibilidade da secretaria levar parte dos usuários para a UBS Walter Martins, medida que não agrada à comunidade devido ao deslocamento e à possibilidade de sobrecarga de atendimento na unidade.
Caso as locações das duas casas sejam efetivadas com sucesso, a secretaria irá dividir as equipes de saúde e informar aos usuários onde cada um passará a ser atendido.
Ainda na entrevista, o secretário informou que o contrato de gerenciamento das unidades de saúde, que iria até o final de abril, foi prorrogado por mais 90 dias.
Desta forma, os contêineres ficarão disponíveis, caso seja necessário, até o final de junho. A expectativa da secretaria, porém, é que a situação envolvendo a unidade seja resolvida o mais breve possível.
Mín. 19° Máx. 25°