Sexta, 25 de Abril de 2025
19°

Chuvas esparsas

Pará de Minas, MG

Pará de Minas Impasse

Reunião entre servidores e prefeitura termina sem solução, e futuro dos profissionais da saúde segue indefinido 

Novas reuniões vão acontecer entre as partes para se chegar a um consenso

07/04/2025 às 16h56 Atualizada em 09/04/2025 às 07h51
Por: Redação Fonte: portaldivera.com
Compartilhe:
Foto: portaldivera.com
Foto: portaldivera.com

Servidores que atuam na Estratégia de Saúde da Família se reuniram na manhã desta segunda (7) com representantes da Prefeitura de Pará de Minas e Câmara Municipal para chegar a uma solução ao impasse provocado pela inconstitucionalidade da lei municipal 6.648/2021.

A legislação em questão tornou um grupo de 65 servidores efetivos, mas, após ser considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o vínculo de efetividade dos profissionais com o Município foi extinto, deixando-os sem qualquer relação contratual.

No encontro, que durou cerca de duas horas, os servidores fizeram questionamentos, manifestaram seus receios com relação ao futuro e cobraram providências urgentes de maneira que eles continuem prestando o serviço.

A categoria foi representada também, nas discussões, pelo advogado Thales Viana. 

Ele defendeu que a melhor alternativa seria voltar com os servidores ao antigo vínculo que eles tinham com o Município antes de serem efetivados. Desta forma, a duração do contrato de trabalho dos profissionais estaria atrelada ao programa Estratégia Saúde da Família.

O advogado explicou que essa medida pode ser tomada pela administração a partir de dois procedimentos. 

“Primeiro, o prefeito faz um decreto tornando sem efeito essa transformação dos cargos (efetivação). Feito esse decreto a gente passaria a submeter a Câmara um projeto de lei para regulamentar um erro histórico”, disse.

 

Prefeitura não descarta contrato temporário de 12 meses

A prefeitura - representada pelo vice-prefeito Luiz Lima, a procuradora Jurídica, Débora Faria, o secretário de Saúde, Gilberto Denoziro, e o advogado Bruno Souza - não descartou nenhuma hipótese, mas reforçou que qualquer decisão será tomada após um estudo jurídico criterioso.

Luiz Lima admitiu que, a principio, o Município cogitou a possibilidade de propor um contrato temporário de 12 meses para que os profissionais voltem a ter um vínculo jurídico. Embora seja uma alternativa, a medida ainda está sendo avaliada.

“Vamos avaliar as informações e as teses jurídicas que foram apresentadas para que a administração possa tomar a melhor decisão possível para garantir o serviço de saúde e impacte o mínimo possível para os servidores públicos”, afirmou.

 

Próximos passos

A reunião terminou sem uma solução definida. Novos encontros vão acontecer, ainda sem data prevista, mas ambas as partes sabem que o ponto final na história deve ser colocado em breve.

“Com a inconstitucionalidade isso deveria ter sido feito no ano passado. Como era ano político acredito que deixaram para a gestão seguinte tomar essa decisão e nós precisamos, o mais rápido possível, dar uma solução para essa questão antes que o Ministério Público exija o cumprimento desse julgamento”, afirmou o vice-prefeito.

Apesar da urgência, o presidente da Câmara Municipal, vereador Délio Alves, considerou a reunião positiva e se mostrou confiante de que a história terá um final feliz.

“Começamos a abrir o caminho. É difícil, é uma situação muito difícil, mas não é impossível. Se houver boa vontade de ambas as partes tenho certeza que teremos sucesso”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pará de Minas, MG Atualizado às 04h05 - Fonte: ClimaTempo
19°
Chuvas esparsas

Mín. 19° Máx. 25°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 17°C
Seg 25°C 18°C
Ter 25°C 17°C
Qua 21°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias