O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas se posicionou sobre os questionamentos referentes ao tombamento da Antiga Casa do Padre Libério, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Pará de Minas.
Conforme o portaldivera.com mostrou, durante reunião dos vereadores na última terça-feira (1/4), a cabeleireira Ana Luísa Costa Mendonça, que mora na casa atualmente, usou a tribuna para expor insatisfação e dúvidas sobre o processo de tombamento.
Segundo ela, em nenhum momento, antes e depois do tombamento, foi procurada pelo Poder Público, seja através da prefeitura ou do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural, para tratar das informações referentes ao procedimento.
Em nota encaminhada via assessoria de imprensa da prefeitura, o conselho disse que o proprietário do imóvel, José Ricardo de Freitas Mendonça, recebeu a notificação do tombamento devido a seu valor histórico-cultural, no dia 23 de fevereiro de 2025.
Ainda segundo o órgão, o “procedimento faz parte do protocolo de ações previstas no processo de tombamento do imóvel, visando a sua preservação e reconhecimento do seu valor histórico, religioso e afetivo para a população de Pará de Minas”.
Durante sua fala na Câmara, Ana Luísa também questionou uma possível desapropriação da casa, cujo valor estimado pelo Poder Público seria de R$ 350 mil, alegando que a família o considera baixo.
Essa situação não foi mencionada pelo conselho em seu posicionamento.
Mín. 19° Máx. 25°