A falta de compromisso de algumas pessoas tem atrapalhado o andamento da emissão da Carteira de Identidade na Polícia Civil em Pará de Minas.
Segundo o delegado regional, Éderson Gonçalves, grande parte dos cidadãos que agendam o serviço não está comparecendo e não está notificando o desmarque através do site, prejudicando possíveis substituições e também a rotina de trabalho da delegacia.
“Nós detectamos uma grande dificuldade, cerca de 50% das pessoas que estão fazendo o agendamento, não estão comparecendo à delegacia, e isso complica a situação ainda mais e prejudica as pessoas que realmente precisam dessa confecção da carteira nova de identidade”, comenta o delegado.
Outro problema apontado por ele é a não apresentação de documentos, como Certidão de Nascimento e Certidão de Casamento, que são necessárias para a emissão.
“As pessoas têm que trazer a Certidão de Nascimento e a Certidão de Casamento aqui no ato de confecção da carteira, se não ela não consegue fazer o procedimento”, afirma.
Atualmente, são atendidas 30 pessoas por dia. Com as ausências não informadas e a falta de apresentação de documentos necessários, os servidores chegam a fazer, em um dia, pouco mais de 10 atendimentos.
Caso o serviço seja agendado e a pessoa não comparecer ao local sem justificativa, há uma penalidade em que um novo agendamento só poderá ser realizado após 30 dias.
“Então nós solicitamos às pessoas que quando agendarem, venham aqui até a delegacia e façam a carteira, e quando vier, que tragam as certidões de nascimento e de casamento, caso sejam casadas, pois irá ajudar bastante a população”, acrescenta o delegado.
A emissão da Carteira de Identidade é feita na Delegacia de Polícia Civil, e não mais na Câmara Municipal.
Os agendamentos devem ser feitos online, e ficam disponíveis de segunda a domingo, a partir das 7h, no site ‘Cidadão MG’.
Mín. 19° Máx. 25°