A chegada do mês de abril coloca em evidência os maus tratos aos animais.
Prática considerada crime em Minas Gerais, ela é tema da campanha Abril Laranja, que visa combater e prevenir os casos de maus tratos a qualquer tipo de animal.
O Abril Laranja surgiu em 2006 a partir da ideia da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA), entidade internacional de proteção animal.
Além de conscientizar os tutores sobre o bem estar animal, a ação também tem o intuito de incentivar as denúncias de maus tratos a fim de facilitar a identificação e punição dos agressores.
Em 2024, a violência contra animais foi o segundo crime mais denunciado pela população mineira via 181.
Foram 12.440 denúncias, média de uma a cada hora, um crescimento de 27% em relação a 2023. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Canais para denunciar crimes de maus-tratos:
A vereadora Camila Mão Amiga, defensora da causa animal, disse que o combate aos maus tratos passa por maior fiscalização dos órgãos públicos.
Ela destaca, por exemplo, que a Prefeitura de Pará de Minas tem um setor para esse trabalho, porém, ele precisa ser mais equipado.
“Nós temos um setor de fiscalização contra os maus-tratos, mas dentro desse setor tem várias falhas. Uma delas é a falta de profissionais, nós temos poucos fiscais. Outra falha que eu vejo é não ter um local para abrigar o animal em situação de maus tratos. As vezes o tutor é notificado (por maus-tratos), mas o animal continua com esse tutor”, frisou Camila.
Para abrir a campanha Abril Laranja, a vereadora, juntamente com a Guarda Civil Municipal (GCM), promoverá nesta quarta-feira (2) uma blitz educativa, às 16h, na avenida Presidente Vargas, próximo à Câmara Municipal.
O objetivo é conscientizar os motoristas sobre o que são as formas de maus tratos e onde e como denunciar.
“Vamos tratar dessa questão, a conscientização a favor do bem estar animal. Falar sobre cuidado, sobre proteção e contra maus-tratos”, informou a vereadora.
A campanha vai continuar nas próximas semanas com ações educativas nas escolas e palestras.
Outra ação, essa já iniciada pela vereadora, diz respeito à divulgação sobre leis que garantem o bem estar animal. Entre elas está a legislação municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício com barulho.
“Fiz questão de enviar ofício para todas as igrejas do município, apresentando a lei, mostrando sobre a lei, falando disso também nas redes sociais. Sei que a questão dos fogos de artifício é algo tradicional, mas os tempos mudam e as leis estão ai para serem cumpridas”, disse.
Ela também oficiou times de futebol e a Liga Desportiva de Pará de Minas.
Mín. 19° Máx. 25°