Confirmada a venda da Lamil, tradicional mineradora de Pará de Minas. A empresa, fundada em 1947, foi vendida ao Grupo PH e passa a se chamar Galmin Especialidades Minerais.
A informação foi inicialmente divulgada nesta segunda-feira (31) pelo Jornal da Manhã, da Rádio Santa Cruz, e confirmada posteriormente pela reportagem do portaldivera.com.
A negociação foi concluída em 2024 e a mudança de nome tornou-se pública neste mês de março. Os valores da venda não foram divulgados.
A Galmin vai manter a produção de agalmatolito na mina da Fazenda Terra do Feijão, no Alto São Luiz, em Pará de Minas, única mina subterrânea de agalmatolito do mundo.
Ela continuará com todas as etapas de mineração e produção, desde a extração até o beneficiamento e expedição.
A Galmin ainda terá a missão de continuar liderando o mercado nacional na produção do mineral, atendendo a diversos segmentos industriais, como tintas, cerâmica, cosmético, automotivo, agronegócio, moveleiro, borracha e outros.
A estimativa da empresa é que a mina possui reservas que garantem mais 66 anos de extração sustentável do agalmatolito.
Com relação à mão de obra, segundo informações da Rádio Santa Cruz, a empresa manterá os funcionários da linha de produção e deve realizar mudanças na parte administrativa.
Mín. 19° Máx. 25°