Uma semana após abrir o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, a Receita Federal já recebeu mais de 2, milhões de declarações.
A declaração do Imposto de Renda é um procedimento obrigatório para parte dos brasileiros cujo objetivo principal é demonstrar os rendimentos tributáveis e não tributáveis, servindo como base para a Receita acompanhar a evolução do patrimônio dos cidadãos.
Em Pará de Minas, segundo dados do Fisco, foram 22.812 declarações entregues em 2024, superando, consideravelmente, o ano anterior, quando foram entregues 16.679.
Como em todo ano há novidades nos requisitos para a declaração, o portaldivera.com conversou com a contadora Isabela Campos, proprietária da Levise Consultoria e Serviços Contábeis, para saber das atualizações em 2025 e esclarecer as dúvidas sobre a transmissão do imposto.
Isabela falou sobre a declaração pré-preenchida, quem está obrigado a declarar, restituição, entre outros assuntos. Vale lembrar que o prazo final para entregar a declaração é 30 de maio.
Confira:
Neste ano, a declaração pré-preenchida só será liberada a partir de 1º de abril, portanto, segundo Isabela Campos, a orientação é que os contribuintes esperem a disponibilidade da ferramenta para evitar erros na transmissão dos dados.
As sanções para quem não entrega a declaração vão desde multa mínima de R$ 165,74 a 20% do imposto devido até a alteração do CPF para "pendente de regularização" pela Receita Federal, o que impede o contribuinte de realizar transações bancárias.
O prazo para declarar o Imposto de Renda 2025 vai até o dia 30 de maio.