Entra em funcionamento nesta segunda-feira (17) o Ponto de Apoio Assistencial Atenção ao Migrante.
O serviço, ligado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, está instalado em um guichê no terminal rodoviário de Pará de Minas e será destinado às pessoas em situação de rua que passam pela cidade e egressos do sistema prisional que querem seguir viagem para outros municípios.
O apoio ao migrante é uma parceria da prefeitura com a Ascipam, que irá fornecer as passagens para os beneficiários.
“Nosso objetivo é fazer com essas pessoas voltem para suas casas de origem. A Ascipam irá oferecer a passagem, a secretaria (de Assistência Social) vai acompanhar essas pessoas para que possam voltar às suas residências. O caminho é esse para tirar essas pessoas das ruas”, disse o prefeito Inácio Franco.
“A Ascipam se sensibilizou com a necessidade do Município em dar esse apoio ao migrante e, prontamente, foi deliberado pela diretoria um apoio financeiro por um período até que a prefeitura consiga se organizar para o futuro para que esses migrantes consigam voltar para sua cidade natal”, destacou Giovane Mendonça, gestor Administrativo da Ascipam.
Chegando ao ponto de apoio, o migrante será orientado a buscar o Centro Pop, onde ele passará por atendimento especializado, receberá um lanche, poderá tomar banho, e terá seu cadastro atualizado.
Estando dentro das condições do benefício de passagem, receberá um voucher de direito ao transporte para a cidade mais próxima ao seu destino.
“Assim que receber passagem, ele tem 24 horas para embarcar. E ele também tem direito a uma passagem por ano”, informou Alencar Costa, coordenador do Centro Pop.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social fará uma busca ativa para identificar esses migrantes e auxiliá-los na volta para casa ou para seguirem viagem.
De acordo com a secretária, Cláudia Faria, a pasta reforçará a equipe de abordagem social que ficará responsável por esse acolhida.
“Estamos fazendo processo seletivo para contratar psicólogo e assistente social. Vamos fazer essa equipe de abordagem que realmente busca e analisa quem são os moradores de rua, de onde eles vieram, para onde eles vão, o que eles vão fazer, dando oportunidade de emprego, acolhendo essa pessoa em situação de rua”, frisou a secretária.
O ponto de apoio vai funcionar de segunda à sexta-feira, no mesmo horário do Centro Pop, de 7h às 16h.
Mín. 19° Máx. 25°