Quarta, 19 de Março de 2025
20°

Chuva

Pará de Minas, MG

Brasil Crédito Consignado

Governo lança nesta quarta (12) programa de crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada. Conheça

Proposta vai se chamar Crédito do Trabalhador e deve beneficiar 30 milhões de pessoas

12/03/2025 às 08h10
Por: Redação Fonte: portaldivera.com
Compartilhe:
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Governo Federal lança, nesta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, o “Crédito do Trabalhador”, programa que vai oferecer crédito consignado, ou seja, descontado no salário, para trabalhadores da iniciativa privada.

A iniciativa deve beneficiar cerca de 39 milhões de trabalhadores com carteira assinada. A estimativa é que o novo programa gere até R$ 120 bilhões em novas operações.

Atualmente, o empréstimo consignado está disponível para servidores públicos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e empresas que firmaram contratos com bancos.

Essas pessoas conseguem acessar créditos com taxas que vão de 1,8% a 2,7% ao mês, por terem mais estabilidade no recebimento dos salários mensais.

De acordo com a CNN, no Crédito do Trabalhador, o governo deve ofertar um crédito mais barato, com taxas que devem ficar em torno de 2,5% a 3% ao mês dos atuais 6%, permitindo que bancos também tenham mais segurança no pagamento das dívidas.

Em caso de demissão, parte do FGTS do trabalhador poderá ser usada como garantia: 10% do saldo disponível e os 40% da multa rescisória. No entanto, os bancos terão liberdade para negociar essa condição.

Ainda segundo a publicação, trabalhadores que já possuem outros tipos de crédito poderão migrar para a nova linha com condições mais favoráveis, desde que o comprometimento da renda não ultrapasse 35%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias