Um paraminense, que preferiu não ser identificado publicamente, foi vítima do golpe do falso site para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Ele procurou o portaldivera.com para relatar o caso com o intuito de orientar as pessoas a terem mais atenção às plataformas.
O cidadão perdeu quase R$ 1.500 no pagamento da primeira parcela do imposto de dois veículos. Mas só descobriu que caiu no golpe agora no mês de março, quando foi pagar a segunda parcela.
“Eu entrei no site, paguei tudo beleza (a primeira parcela). Agora fui entrar novamente para pagar a segunda parcela e vi que não tinha debitado a primeira. Fui ver os comprovantes de pix e vi que eram destinatários diferentes, e eu nem conferi quando paguei. O site está igualzinho, passa despercebido”, disse.
Ainda segundo o paraminense, o site falso permanecia no ar até o início da última semana. O endereço é gov-detran-minas gerais.com. Nossa reportagem tentou acessá-lo nesta segunda-feira (10), mas não aparecia mais nas pesquisas.
De acordo com o Governo de Minas, os cidadãos devem efetuar o pagamento do IPVA, preferencialmente, por meio do site www.fazenda.mg.gov.br ou aplicativo MG APP.
Além disso, é recomendado verificar se o pagamento, feito por PIX, tem como beneficiário o Estado de Minas Gerais, cujo CNPJ é 18.715.615.0001-60.
Também há registros de golpes via links que oferecem descontos no pagamento, sejam eles enviados por e-mail ou aplicativo de mensagem de texto; e boleto enviado pelos Correios.
O governo mineiro alerta que “não há previsão de ressarcimento para vítimas que tenham efetuado pagamentos fraudulentos. Caso o contribuinte caia em um golpe, não estará isento de pagar o IPVA para regularizar sua situação. Por isso, é fundamental ter atenção às dicas de segurança”.
A segunda parcela do IPVA começou a vencer na última quinta-feira (6) para veículos com final de placa 1 e 2. Já na sexta (7) foi o prazo limite para pagamento dos veículos com final de placa 3 e 4.
O calendário segue na próxima semana:
Mín. 18° Máx. 30°