Terça, 18 de Março de 2025
20°

Chuva

Pará de Minas, MG

Pará de Minas Dengue

Caso inédito: Pará de Minas registra sorotipo 4 da dengue

Paciente tem 19 anos e é usuária da UBS Vila Ferreira

07/03/2025 às 14h25 Atualizada em 10/03/2025 às 09h27
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: portaldivera.com
Foto: portaldivera.com

Pela primeira vez na história, Pará de Minas registrou o sorotipo 4 da dengue.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (7) pelo secretário Municipal de Saúde, Dr. Gilberto Denoziro.

O sorotipo do vírus foi diagnosticado em uma jovem de 19 anos, usuária da UBS Vila Ferreira. Ela deu entrada na UPA no dia 12 de fevereiro com sintomas suspeitos da doença, como febre, dor de cabeça e dor muscular. Posteriormente, o exame atestou a positividade. 

“Como ela trabalha num local onde há logística de transporte, esse vírus pode ter vindo através de um motorista que veio de outro estado ou através até do próprio veículo. É uma novidade para nós, mas estamos atentos”, informou Gilberto Denoziro.

A paciente já se recuperou da dengue, inclusive até voltou ao trabalho, mas o caso acendeu um alerta na cidade, pois nunca esse sorotipo havia sido registrado por aqui. De acordo com a secretaria, os mais comuns em circulação são o 1 e o 2.

“O vírus tipo 4 é um vírus que quando acomete a pessoa traz sintomas mais sérios. Então, isso faz a gente enfatizar a grande importância da prevenção, a grande importância da participação da comunidade, para abrir as portas para nossos agentes de combate a dengue e para que haja a confiança da comunidade neles para que eles possam continuar fazendo um ótimo trabalho”, disse o secretário de Saúde.

 

Secretaria de Saúde tomou medidas 

Após a confirmação do diagnóstico, a Secretaria de Saúde iniciou o protocolo de monitoramento a fim de rastrear se o caso foi isolado ou se o vírus infectou outras pessoas.

“Já foram feitas visitas aonde ela trabalha, na residência, todo mundo está sendo monitorado. Caso surja alguma coisa, essa pessoa será avaliada, serão feitos os exames para afastar todas as possibilidades de proliferação”, frisou o secretário.

“Nós enfatizamos agora (aos profissionais de saúde): tanto na UPA quanto nas Unidades Básicas de Saúde, os casos que procurarem com sintomas suspeitos não deixar de fazer o exame para rastrear a fim de saber se esse vírus está circulando ou se foi um caso isolado, que é o que a gente acredita que seja”, completou.

Diferentemente do ano passado, em 2025 Pará de Minas não vive um cenário caótico de dengue. Segundo a Secretaria de Saúde, foram cerca de 450 notificações, sendo apenas 3 casos confirmados.

 

Sorotipo 4

O sorotipo 4 da dengue (DENV-4) é um dos quatro sorotipos do vírus da dengue.

Assim como os demais, ele pode causar desde infecções assintomáticas até quadros graves da doença.

O receio quanto a esse tipo está, justamente, no ineditismo dele na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, quando uma pessoa é infectada por um dos tipos de dengue, posteriormente o organismo irá criar uma barreira contra novas contaminações do mesmo. 

Como o sorotipo 4 foi identificado agora, a população ainda não tem a resistência necessária. Por isso, existe uma elevada possibilidade de afetar quem já teve os outros três sorotipos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias