O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai ampliar a vacinação contra a raiva em cães e gatos em Pará de Minas.
Entre março e junho, o CCZ aplicará as doses mensalmente, em dias já estabelecidos: 26 de março, 23 de abril, 21 de maio e 25 de junho.
Em todas essas datas, o horário de atendimento será de 8h às 15h.
Além dessa imunização mensal, o CCZ também realizará a tradicional campanha com dias D de vacinação.
“No segundo semestre, como em anos anteriores, vamos fazer a campanha, co dois dias D nas UBS’s, mas se alguém não levou no ano passado e quiser adiantar, a vacina vai estar disponível no Centro de Controle de Zoonoses nas datas que a gente divulgar”, disse o médico veterinário Oscar Leitão.
A vacinação antirrábica é obrigatória em cães e gatos. Nos cachorros, a primeira dose deve ser aplicada aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário. O reforço deve ocorrer anualmente.
Já em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço, também, deve ser anualmente.
“Reforçando, então, a importância dessa vacina, não só para cães e gatos, mas também para a saúde humana, já que essa vacina não está no nosso calendário vacinal de rotina”, frisou Oscar Leitão.
A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados.
O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.
Mín. 18° Máx. 30°