Terça, 18 de Março de 2025
20°

Chuva

Pará de Minas, MG

Pará de Minas Dengue

Pará de Minas realizará edição extra do levantamento de infestação do mosquito da dengue

Secretaria de Saúde quer saber se ações de combate estão surtindo efeito

03/03/2025 às 07h42 Atualizada em 07/03/2025 às 06h58
Por: Redação Fonte: portaldivera.com
Compartilhe:
Foto: divulgação/Prefeitura de Pará de Minas
Foto: divulgação/Prefeitura de Pará de Minas

A Secretaria Municipal de Saúde realizará uma edição extra do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).

O trabalho vai acontecer entre os dias 6 e 8 de março na área urbana da cidade com o intuito de obter indicadores do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika.

Tradicionalmente, o Ministério da Saúde preconiza 4 levantamentos no ano, sendo dois no primeiro semestre e dois no segundo. Pará de Minas já realizou o primeiro em janeiro, que apontou um resultado de 7,5% de infestação, colocando a cidade em alto risco de epidemia.

A segunda edição aconteceria em maio, mas a prefeitura quer informações extras sobre a presença do mosquito nos bairros. 

“A Secretaria de Saúde e o prefeito querem saber qual resultado dos mutirões de limpeza, qual foi o índice que conseguimos baixar e medir novas ações”, explicou Adilson Batista, diretor de Vigilância em Saúde.

A metodologia de realização do LIRAa será a mesma adotada nas outras edições, que segue critérios do Ministério da Saúde.

Os agentes de combate a endemias visitarão residências e comércios, com o objetivo de coletar larvas e pupas. 
A partir do levantamento, o Município tem informações detalhadas sobre índices prediais (percentual de imóveis positivos), índice Breteau (percentual de depósitos positivos) e o tipo predominante de recipiente positivo. 

“Estamos contando com a colaboração da população para que consiga reter o Aedes aegypti e terminar de vez com o risco da dengue e chikungunya em Pará de Minas”, frisou Adilson Batista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias