O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural iniciou o processo para tombamento da casa onde Padre Libério morou enquanto esteve em Pará de Minas.
O imóvel está localizado na rua Maestro Espíndola, no bairro Nossa Senhora das Graças, a poucos metros da Igreja Nossa Senhora das Graças.
O tombamento da casa pelo Patrimônio Histórico foi aprovado pelo conselho no último dia 19 de fevereiro. Dando sequência ao processo, o órgão deliberativo notificou o proprietário da residência sobre a decisão, dando a ele um prazo até 11 de março para se posicionar.
De acordo com o conselho, caso o morador não aceite o tombamento, ele deverá apresentar os motivos.
Se ele não se opor, não haverá, necessariamente, a desapropriação do imóvel, mas o portaldivera.com apurou que, caso o proprietário tenha a intenção de vender, a prefeitura tem o interesse em adquirir a residência.
O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio histórico e cultural que visa preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental ou afetivo.
Entre os principais objetivos estão impedir que bens sejam destruídos ou descaracterizados; manter vivas as riquezas, memórias e histórias do patrimônio e da cidade; e preservar a memória coletiva e os recursos investidos na construção do bem.
Atualmente, Pará de Minas tem 20 bens tombados pelo Patrimônio Histórico, sendo que o último foi o Santuário Nossa Senhora da Piedade, tombado em dezembro de 2022.
Mín. 18° Máx. 30°