Com a proximidade do Carnaval, que acontece entre os dias 1º e 5 de março, a Prefeitura de Pará de Minas e o comércio já definiram como será o funcionamento dos serviços e lojas nos dias da folia mais popular do país.
Embora não seja considerado um feriado, o período do Carnaval, tradicionalmente, é marcado por folgas e descansos prolongados. E é o que vai acontecer em mais um ano em Pará de Minas.
No setor público, a prefeitura confirmou que a segunda e terça-feira de Carnaval, além da Quarta-Feira de Cinzas, serão pontos facultativos para servidores que atuam em serviços não essenciais.
Já no Hospital Padre Libério, UPA 24h, Residência Terapêutica e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) o funcionamento não será interrompido.
A diferença para os anos anteriores está na Quarta-Feira de Cinzas. Até então, os servidores retomavam o expediente após às 12h, mas, desta vez, o funcionamento será normalizado na quinta-feira (6).
Quanto ao comércio, a segunda-feira de Carnaval é reconhecida como o Dia do Comerciário, antecipando a data comemorada em 30 de outubro.
Conforme foi decidido em convenção coletiva, o empregador pode optar por conceder folga nesse dia. Caso ele decida por abrir o estabelecimento comercial, o empregado tem direito a um dia de descanso em até 90 dias.
Já na terça-feira, quando é celebrado de fato o Carnaval, não haverá expediente em boa parte do comércio. O funcionamento das lojas será retomado na Quarta-Feira de Cinzas. Alguns estabelecimentos iniciam o atendimento pela manhã, enquanto outros optam por abrir ao meio dia.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nas agências bancárias durante o Carnaval, na segunda (3) e terça-feira (4).
O atendimento será retomado na Quarta-feira de Cinzas a partir de 12h, sendo que as agências bancárias irão fechar no horário habitual (17h).
Mín. 18° Máx. 30°