A Secretaria Municipal de Saúde informou que, por enquanto, não haverá ampliação da faixa etária para aplicação da vacina contra a dengue em Pará de Minas.
O posicionamento foi dado após o Ministério da Saúde ampliar, no final da última semana, o público-alvo para receber o imunizante. Essa extensão está ligada à data de vencimento das doses.
Segundo Juliana Viana, responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde, o ministério autorizou que doses com um prazo de 2 meses de validade poderão ser aplicadas em pessoas de 6 anos a 16 anos de idade.
Já as vacinas que completarem 1 mês de validade poderão ser aplicadas em pessoas de 4 anos a 59 anos de idade.
Em Pará de Minas, porém, a validade das vacinas ainda está longe, o que inviabiliza a inclusão de outros públicos na vacinação.
“Pará de Minas tem em estoque vacinas com vencimento para o mês nove, ou seja, setembro. Então, nós só poderemos ampliar essa faixa etária a partir do mês de julho”, informou Juliana.
A decisão do Ministério da Saúde tem o objetivo de garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população, ampliando a proteção contra a doença.
Como a cidade não vai estender o público-alvo, Juliana Viana destacou que a faixa etária para vacinação continua sendo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Ela, inclusive, faz um apelo para que a população procure as unidades de saúde para receber as doses.
“Esse público é mais difícil de atingir. Eles vêm pouco à unidade de saúde”, disse a enfermeira, que confirmou a baixa adesão para a vacina.
Mín. 18° Máx. 30°