A Defesa Civil de Pará de Minas divulgou o balanço sobre o temporal que atingiu a cidade na final da tarde desta quinta-feira (9).
A chuva começou a se intensificar por volta de 17h30 e atingiu praticamente todo o município. Alguns bairros, como João Paulo II, Recanto da Lagoa, Vila Ferreira e Providência, foram mais afetados, com o registro de queda de árvores, corte de energia elétrica e até inundação dentro de residências.
Segundo a Defesa Civil, estava prevista uma chuva de 7.7 milímetros nesta quinta, mas o volume chegou a 45.8, 600% acima do previsto. Os ventos chegaram a 75 km/h.
O órgão contabilizou a queda de 10 árvores, além de inúmeros galhos que ficaram pelas ruas. Em Córrego do Barro, um poste de energia elétrica caiu, deixando parte da comunidade sem energia.
Também houve registro de enchentes em regiões como as avenidas Presidente Vargas e Ronaldo de Castro Alves e na rua Antônio Rocha, quase no cruzamento com a avenida Ovídio de Abreu.
Uma casa ficou alagada na rua Itabira, na Vila Ferreira, após o temporal que caiu em Pará de Minas nesta quinta-feira (9).
O morador Rafael Vidal registrou como ficou a situação do imóvel depois da chuva.
Segundo ele, a prefeitura realizou uma obra de drenagem pluvial na rua recentemente, mas não resolveu o problema das inundações. Ao portaldivera.com, Rafael lamentou o ocorrido e desabafou “Eu não aguento mais passar por isso”.
A Defesa Civil ainda confirmou o rompimento de uma barragem em Aparição.
De acordo com o coordenador do órgão, Capitão Edson Cecílio da Silva, a água atingiu outras três barragens que estavam a jusante, mas estas conseguiram suportar o volume de água.
“Felizmente, não houve vítimas. Essas três barragens que estavam na parte baixa conseguiram suportar o pico de cheia. Chegou a verter um pouco por cima de algumas dessas barragens, entretanto escoou de forma mais tranquila e cadenciada, não impactando tanto as comunidades que estavam a baixo dessa região”, afirmou o coordenador da Defesa Civil.
De acordo com a Cemig Tempo, Pará de Minas deve registrar mais chuvas nesta sexta-feira (10). A previsão, porém, é que o volume chegue a 7.80 milímetros no dia.
“A Defesa Civil volta a alertar e orientar as pessoas de Pará de Minas e região para que evitem locais mais baixos próximos a cursos d’água, principalmente nesse período de chuva ou quando você nota que há formação de nuvens que indicam a chegada de tempestades. Não se abrigue debaixo de árvores, não fique próximo a postes, a taludes, a barrancos e procure locais seguros e aguarde a passagem desses eventos extremos”, alertou o coordenador Edson Silva.
Para casos de emergência, o cidadão pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou pelo (37) 9.9972-7322, além do Corpo de Bombeiros pelo 193.
Mín. 18° Máx. 20°