O prefeito Inácio Franco empossou os integrantes do novo comando da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pará de Minas.
O ato aconteceu em uma cerimônia nesta quarta-feira (8), no Teatro Geraldina Campos de Almeida.
A partir de agora, a tropa será comandada por Lucas Costa Rodrigues, que atuava como inspetor na corporação. Ele terá ao seu lado o Subcomandante Ramon Ribeiro de Abreu, o Corregedor Max Emiliano Lopes e o Ouvidor Valério Rodrigues.
Em sua primeira fala como comandante, Lucas Rodrigues, agradeceu a gestão pela oportunidade, citou o desafio como uma “missão árdua” e elencou algumas metas para 2025.
“A caminhada começa agora. Temos muitas tratativas, metas para 2025, metas essas que dizem respeito a questões normativas da Guarda Municipal, questões de base que a gente está precisando hoje, e a figura do comandante vai atuar nessas questões externas. (...) Vamos estruturar nosso Código de Ética e Conduta, nosso plano de cargos e salários. São metas que já tracei com o Executivo e que vamos buscar”, afirmou o novo comandante da GCM.
As atribuições do comando consistem no planejamento, orientação, coordenação, fiscalização e direção geral da instituição, além de outras prerrogativas legais.
Já o Corregedor e o Ouvidor terão atuações preventivas e de caráter formativo junto aos agentes públicos. Além disso, serão responsáveis pela instauração de sindicâncias e processos Administrativos.
Lucas Costa Rodrigues - Foto: Prefeitura de Pará de Minas
Em seu discurso, o prefeito Inácio Franco ressaltou a valorização da GCM ao colocar no comando agentes efetivados.
Ele citou ainda a importância do trabalho integrado da guarda com outros órgãos de segurança pública, especialmente a Polícia Militar. “Nós queremos que a Guarda faça um trabalho em prol das famílias de Pará de Minas. A gente sabe a importância que é para a segurança pública. O estatuto da própria Guarda Municipal diz isso, dar segurança aos munícipes”, disse o prefeito de Pará de Minas.
Mín. 18° Máx. 20°