Inácio Franco tomou posse nesta quarta-feira (1º) para seu terceiro mandato como prefeito de Pará de Minas.
Além dele, também foram empossados, em cerimônia realizada no Ápice Eventos, o vice-prefeito, Luiz Lima, e os 17 vereadores eleitos nas eleições de outubro de 2024.
Empresário e produtor rural, Inácio Franco retorna ao Executivo após 18 anos. Ele foi eleito com 27.177 votos (60,05%), diferença de mais de 17 mil votos para a segunda colocada, a ex-secretária de Cultura Andreia Paulino, que teve 9.631 (21,28%).
“O nosso compromisso é de trabalho. Trabalhar com seriedade, com honestidade, desenvolver Pará de Minas, e estou animado, acho que o mais importante é isso, estou disposto. A partir de amanhã é um novo dia, e trabalho”, disse Inácio Franco em sua primeira entrevista após ser empossado.
Logo no seu primeiro dia de trabalho, nesta quinta-feira (2), ele se reunirá, por volta das 7h, com a equipe da Secretaria de Obras. Posteriormente, às 8h, terá sua primeira reunião oficial com os secretários municipais.
Ainda nesta quinta, ele se reunirá, também, com os servidores que atuam na sede da prefeitura, na praça Afonso Pena.
Também no primeiro dia de trabalho, Inácio Franco irá se inteirar melhor da situação da Prefeitura de Pará de Minas.
Apesar do trabalho de transição de governo ainda há informações que ele quer tomar conhecimento para basear suas decisões, especialmente as informações financeiras.
“Eu sei que tinha, pelo que a imprensa divulgou, uma dívida de R$ 100 milhões (referente ao financiamento junto à Caixa Econômica Federal), mas eu não sei se a prefeitura vai deixar dinheiro em caixa. Falaram ai que vai ter muito dinheiro, mas não sei se é de emenda parlamentar, porque emenda parlamentar é dinheiro carimbado”, afirmou o prefeito.
Inácio Franco também comentou quais serão as primeiras ações no seu retorno à Prefeitura de Pará de Minas. Ele destacou, por exemplo, a pretensão de desburocratizar processos.
“Uma das grandes preocupações que eu vi na população é o problema de burocracia. Então, nós vamos ter que modificar muitos projetos de lei que foram votados na Câmara. Nós vamos ter que mandar alguns projetos para serem votados para desburocratizar a prefeitura”, disse.
“O município não tem como crescer com burocracia. As empresas deixam de vir. Olha, para você conseguir um alvará de funcionamento de um galpão demora seis meses. Não existe isso em lugar nenhum. Hoje, em Betim, Belo Horizonte, Contagem, você consegue isso com uma semana”, completou o prefeito.
Ainda na entrevista, Inácio Franco anunciou que também analisará mais criteriosamente a situação do transporte público municipal - alegando que o serviço precisa ser melhorado - e também da quantidade de servidores. “Eu não gosto de casa cheia”, disse.
Mín. 18° Máx. 20°