A chuva não deve dar trégua no começo de 2025 em Pará de Minas.
De acordo com os institutos de meteorologia, deve chover mais de 100 milímetros somente nos primeiros sete dias de janeiro, o que representa um alerta à população e às autoridades públicas devido ao solo já estar encharcado.
“Os modelos meteorológicos nos indicam que as chuvas continuarão constantes e em quantidades consideráveis para a primeira quinzena de janeiro. Neste contexto, a Defesa Civil segue monitorando os principais pontos e áreas de riscos geológicos e hidrológicos do município”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Capitão Edson Silva.
Segundo previsão do instituto Climatempo, o período de maior atenção nesses primeiros 15 dias de janeiro deverá ser entre quinta-feira e sábado desta semana, dias 2, 3 e 4, quando pode chover quase 70 milímetros.
A preocupação é com relação a queda de um grande volume de chuva em pouco espaço de tempo, o que aumenta a chance de alagamentos em áreas de risco.
“Orientamos a comunidade a estar nos acionando em casos de alguma suspeita ou risco constatado, principalmente relacionados aos riscos de patologias em edificações, ou seja, trincas que aparecem de um dia para o outro, uma janela ou porta que não fecha, trincas no solo, solo oco. Nos acione para que possamos ir ao local, fazer uma vistoria preventiva e orientar a população”, disse Capitão Edson Silva.
Como trabalho preventivo, a Defesa Civil realizou neste domingo (29) o monitoramento dos níveis das lagoas da cidade.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, em dezembro, considerando até o dia 29, o volume de chuva foi de 310 milímetros, superando a média mensal que é de 256 milímetros.
Apesar desse cenário não houve registros de grandes alagamentos ou enchentes já que as precipitações caíram de maneira espaçada, ou seja, foi distribuída ao longo dos dias.
Mín. 18° Máx. 20°