Hoje (27) é o último dia para sacar o abono salarial PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022.
Os recursos do PIS estão disponíveis na Caixa, enquanto os do Pasep estão no Banco do Brasil.
Após essa sexta, as parcelas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), seguindo as regras do programa. O beneficiário até consegue recuperar o dinheiro, mas o processo passa a ser feito pelos canais do Ministério do Trabalho.
O PIS-Pasep é um benefício concedido a trabalhadores da iniciativa privada e do setor público. O valor repassado chega até um salário-mínimo anualmente às pessoas que que atendem aos requisitos do programa.
Até o último dia 18 de dezembro, conforme balanço do Ministério do Trabalho, 239 mil trabalhadores ainda não haviam sacado o abono, o que corresponde a R$ 218,9 milhões.
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2022, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Para obter mais informações sobre o benefício, como concessão e valor, o cidadão pode acessar os canais de atendimento do Ministério do Trabalho: aplicativo Carteira de Trabalho Digital e portal Gov.br.
Mín. 18° Máx. 20°